Araçatuba
Anunciante
EXPÔ 2022 JULGAMENTO DE OVINOS COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA EM ARAÇATUBA

Feira terá cerca de 60 exemplares de 5 raças diferentes que estarão expostos no Pavilhão de Ovinos

Anunciante

O Pavilhão de Ovinos do recinto de exposições Clibas de Almeida Prado, de Araçatuba (SP), está com as baias cheias. Os animais chegaram ontem (07), sendo cerca de 60 exemplares das raças Dorper, Ilê de France, Santa Inês, Suffolk e White Dorper, para participar da 13ª edição da Expovinos. O evento oficial da Associação Paulista de Criadores de Ovinos (Aspaco) ocorre durante a Exposição Agropecuária (Expô 2022). Os julgamentos começam nesta sexta-feira (09) com as raças Dorper e White Dorper. No sábado, será a vez dos animais Suffolk.

 

O diretor do Siran, Arnaldo Vieira Filho (Dindo), dono de um restaurante especializado em carne de cordeiro, em Araçatuba, explica que a ovinocultura está distribuída em o todo território brasileiro, com uma grande diversidade de raças, e tem, portanto, grande potencial de crescimento. "Falando especificamente da carne dos ovinos, ela é mais leve que a do boi, sendo de fácil digestão. Além disso, é muito rica em ferro, zinco, niacina e vitamina B e contém aminoácidos essenciais para o bom funcionamento do organismo", afirma Dindo.

 

OVINOCULTURA

A criação de caprinos e ovinos no Brasil teve início ainda durante o período de colonização do país. Portanto, esteve diretamente relacionada à influência portuguesa e espanhola. Voltados à produção de carne e de lã, os rebanhos de ovinos e de caprinos se concentraram, inicialmente, no Nordeste e Sul brasileiros, embora esta última região tenha perdido representatividade ao longo dos anos.

 

Em meados da década de 1990, a queda dos preços da lã no mercado internacional desestimulou produtores sulistas, reduzindo o rebanho daquela localidade. Ao mesmo tempo, a atividade cresceu expressivamente em outras regiões, como no Centro-Oeste e Sudeste, voltada principalmente para a produção de carnes.

 

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no Brasil há aproximadamente 20 milhões de cabeças ovinas.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.