A Justiça Federal decretou na manhã deste sábado (17) a prisão preventiva de mais um dos 15 detidos na operação #TUDONOSSO, deflagrada na última terça-feira pela Polícia Federal de Araçatuba, contra organização criminosa que praticava desvios de dinheiro público po meio de contratos da ordem de R$ 15 milhões firmados com a Prefeitura.
A ex-bancária e diretora demitida da secretaria de Assistência Social, Sílvia Aparecida Teixeira, inicialmente presa em caráter temporário, teve sua reclusão convertida em preventiva. O que significa que não há prazo para ela sair da cadeia.
Sílvia é a quinta pessoa a ter prisão temporária convertida em preventiva. Nesta sexta-feira, a 2ª Vara Federal de Araçatuba já havia determinado que o empresário e sindicalista José Avelino Pereira, vulgo Chinelo; o filho dele, Igor Tiago Pereira, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba; o advogado Thiago Henrique Braz Mendes; e o ex-diretor da secretaria de Administração da Prefeitura de Araçatuba, José Cláudio Ferreira, vulgo Zé Pera, permanecessem presos.
A preventiva de Silvia Teixeira é um agravante para integrantes do alto escalão da Prefeitura de Araçatuba citados até o momento em inquérito da PF. Ela é a terceira ocupante de cargo comissionado, demitida após a deflagração da operação, a ser mantida encarcerada, sem previsão de liberdade. Os demais são o advogado Thaigo Mendes e o ex-diretor Zé Pera, que são ligados diretamente a Chinelo, apontado como líder da organização e ao filho dele, Igor Tiago Pereira.
A previsão é de que outros dez presos na operação sejam soltos até as 23h59 deste sábado, quando vence o prazo de cinco dias decretado inicialmente pela Justiça Federal.
NOMES COMPLETOS E FUNÇÕES DE TODOS OS PRESOS PF:
- Alexandre Candido Alves - Diretor da Vigilância Sanitária e Epidemiológica de Araçatuba
- Ahmad Nazih Kamar – Advogado e ex-presidente do IVVH
- Daiana Francielle Gomes – Diretora de Compras do IVVH
- Daniela Amanda Cardoso – Sócia-proprietária da empresa Bolívia Comércio de Materiais de Limpeza
- Elói Lourenço Filho - Diretor de gestão do IVVH
- Emersom Cardoso - Genro de Chinelo e Sócio da Sen Prestadora de Serviços, contratada do IVVH
- Gilson Batista Martinez – Contador das empresas de Chinelo
- Igor Tiago Pereira – Filho de Chinelo, proprietário da Vipig Transporte e Locações e presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Itatiba
- José Avelino Pereira, vulgo Chinelo - Sindicalista, pecuarista, presidente do PSB em Araçatuba, apontado como dono das empresas (em nome de terceiros) Bolívia, Sen Prestação de Serviços, Vipig e IVVH
- José Claudio Ferreira, vulgo Zé Pera - Diretor de Departamento na secretaria municipal de Administração
- Thiago Henrique Braz Mendes – Advogado e assessor executivo da secretaria municipal de governo
- Wanderson Alves dos Santos - Advogado do IVVH
- Sílvia Aparecida Teixeira - Diretora de departamento de Gestão do Sistema Municipal de Assistência Social
- Paulo Sérgio Moreira – Presidente do IVVH
- João Vítor Custódio Carinheno – Diretor financeiro do IVVH