Araçatuba
Anunciante
LUTO NO JUDÔ LENDÁRIO TREINADOR KODÃO MORRE AOS 72 ANOS, EM ARAÇATUBA

Kodão foi o fundador da Associação Judô Araçatuba; velório acontece na Cardassi da Saudade

Anunciante

Faleceu na manhã desta terça-feira (23), em Araçatuba (SP), o lendário treinador de judô, Koji Kiwada, mais conhecido como sensei Kodão. A causa da morte não foi revelada.

 

Kodão foi o fundador da Associação Judô Araçatuba e um dos responsáveis por alavancar o esporte na cidade formando grandes atletas. O sensei era pai do ex-treinador de equipes, Marcelo Honda Kiwada, que faleceu em janeiro de 2021 aos 45 anos, vítima de covid-19.

 

Logo após a morte do filho, mesmo emocionalmente abalado, Kodão reassumiu como técnico das equipes de judô de Araçatuba, função que cumpriu por 35 anos seguidos, após competir como atleta por 10 anos, pela Prefeitura de Araçatuba. Ele estava aposentado desde 2011.

 

Na ocasião, Kodão declarou que sua motivação para retomar ao trabalho era a atividade realizada pelo filho no judô, que conquistou abrangência regional e no Brasil, formando atletas em nível mundial, além dos netos, Caio e Cauã, um integrante da seleção de base do Brasil, competindo pelo mundo, e o outro já campeão brasileiro, sulamericano e panamericano.

 

O treinador Hudson Prado, contou à reportagem do 018NEWS que Kodão estava com a saúde debilitada e passando por tratamento de depressão. “Apesar da força de vontade dele de continuar a frente da academia, os últimos tempos foram difíceis para o sensei. Primeiro foi a perda da esposa, vítima de câncer em 2020. Na sequência foi a partida prematura do Marcelo. Golpes duros demais para ele”, disse o treinador.

 

DESPEDIDA

O corpo de Koji Kiwada será velado na capela da funerária Cardassi, da avenida da Saudade. O local e horário do sepultamento ainda não foi informado pela família.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.