Nesta sexta-feira (08), a rotina na UBS (Unidade Básica de Saúde) Morada dos Nobres, em Araçatuba (SP), foi marcada pelo nascimento da pequena e forte Ágata.
Por volta das 15h, a paciente Paola Carolina Assunção, de 21 anos, gestante de 38 semanas, chegou à UBS solicitando atendimento, porque estava com perda de líquido vaginal em pequena quantidade e contrações.
A equipe de recepção acionou a médica, doutora Tainá Vilela Lima Gonçalves, que fez o exame de toque e constatou que a jovem estava com uma dilatação de sete centímetros e em início de trabalho de parto. Diante da situação, foi acionada uma unidade do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) para dar apoio.
A unidade chegou ao local por volta das 16h e, após atendimento pelo médico Carlos Mori, foi constatado que a paciente já estava com dilatação total, de 10 centímetros. Como o trabalho de parto estava evoluindo rapidamente, o médico então optou por fazer um parto normal na própria UBS. A bebê nasceu às 16h35.
“Foi algo emocionante, conseguimos fazer um trabalho conjunto entre a equipe da UBS e o Samu. Aquele era o momento certo, pois a mãe tinha todas as condições de ter o parto no local, e assim iniciamos o procedimento com máxima segurança para as duas. É gratificante ver que tudo deu certo e que mãe e filha estão bem”, explicou o médico Carlos Mori.
O parto não teve nenhum tipo de intercorrência. Mãe e filha foram transferidas para a Santa Casa de Araçatuba e passam bem.