O programa Mais Saúde Rural, desenvolvido pela Prefeitura de Birigui, poderá se tornar modelo para serviço que o Governo do Estado de São Paulo planeja implantar, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento em conjunto com o Itesp (Fundação Instituto de Terras do Estado de São Paulo), em todo o território paulista.
O Mais Saúde Rural tem como objetivo prestar atendimento de saúde para os moradores nas regiões rurais. Além de consulta médica e de enfermagem, o público alvo recebe orientação sobre a prevenção contra doenças.
A primeira edição do programa deste ano, realizada no último sábado (03), no bairro Goulart, foi acompanhada pelo médico Matheus Godoi, da Secretaria de Estado e do Itesp. O profissional veio à Birigui para observar na prática todas as etapas da ação na zona rural.
“Tive a oportunidade de observar o trabalho multidisciplinar, envolvendo diversas equipes, promovendo inclusão social para os moradores do campo. Estou maravilhado com o projeto e, se tudo der certo, vamos replicar o modelo em larga escala para que ele possa se tornar referência para todo o Estado de São Paulo”, adiantou o médico da Secretaria de Agricultura e Abastecimento e do Itesp.
Godoi disse ainda que todas as informações obtidas seriam repassadas diretamente ao secretário Guilherme Piai e para o diretor do Itesp, Lucas Bressani. “Inicialmente a ação deverá envolver o público localizado em assentamentos rurais”, adiantou o médico.
UM ANO
O programa Mais Saúde Rural de Birigui completou um ano em dezembro de 2023, com mais de mil atendimentos prestados para moradores da zona rural do município. No último sábado (03), durante o plantão, foram realizadas 50 consultas médicas, 56 verificações de pressão artéria e glicemia, 11 orientações odontológicas, colhidos 6 exames preventivos, sendo um deles em domicilio, solicitadas 6 mamografias e feitas 6 testagens rápidas para ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Também foram coletados 45 exames de sangue e a farmácia dispensou 262 medicamentos.
A equipe do CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses) prestou 30 atendimentos e realizou visitas casa-a-casa orientando os moradores sobre dengue, leishmaniose, vacinação contra raiva para cães e gatos.
A Secretaria Municipal de Assistência Social também participou pela primeira vez do programa divulgando e distribuindo os kits “De Bem Comigo”, de dignidade íntima. “Fizemos ampla divulgação e distribuição dos kits entre as mulheres que buscam o Fundo Social de Solidariedade e, agora, estamos ampliando nossa parceria com a Secretaria de Saúde para ampliar a cobertura do público alvo do programa em nosso município”, explicou a secretária municipal de Assistência Social, Silvana Caetano Gomes Leal Milani.
“O Mais Saúde Rural nasceu de uma vontade de promover a saúde para moradores do campo. Passamos por todos os bairros e, este ano, o programa continua mais forte, para cumprir nova agenda, retornando nos bairros de maior concentração de pessoas na zona rural de Birigui”, garantiu o prefeito Leandro Maffeis.
PADRÃO
A estrutura montada na zona rural se assemelha a de uma UBS (Unidade Básica de Saúde). Birigui utiliza o ônibus ‘rosa’ da Saúde da Mulher para a coleta de exames preventivos. Os demais serviços são montados em forma de estação, onde há desde o acolhimento, com o preenchimento da ficha do paciente, consulta de enfermagem, e a finalização com o paciente sendo orientado para continuar zelando por sua saúde.