A Santa Casa de Araçatuba recebeu a visita de representantes do MEC (Ministério de Educação e Cultura) e da SBN (Sociedade Brasileira de Neurocirurgia).
A visita ocorreu na última sexta-feira (03) e foi de inspeção, uma das etapas do processo para implantação dos programas de Residência Médica em Neurocirurgia e Neurologia, sendo uma vaga de cada especialidade, que foi reivindicado pela instituição.
A vistoria às dependências do Serviço e Neurologia e Neurocirurgia do hospital foi realizada pelos neurocirurgiões Marco Herculano e Lúcia Helena Neves Marques pela SBN, e Carlos Alberto Rocha, representando o MEC.
Vistoriadores da Comissão de Residência Médica do Hospital de Base de São José do Rio Preto e da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia também participaram dos trabalhos.
O Serviço de Neurologia e Neurocirurgia da Santa Casa de Araçatuba é uma alta complexidade e única referência do SUS (Sistema Único de Saúde) para pacientes de 40 municípios da região de Araçatuba.
A estrutura é composta por ambulatório, sala cirúrgica exclusiva e equipada com tecnologia de ponta, enfermaria exclusiva com 32 leitos, e equipe médica para atendimentos de urgência e emergência.
Os procedimentos de urgência e emergência e emergência de ambas as especialidades são a segunda maior demanda registrada no hospital.
“Os vistoriadores gostaram da estrutura que o hospital possui. Numa avaliação preliminar consideraram que a instituição está pronta para receber inicialmente o curso de Neurologia”, informa o diretor técnico da Santa Casa de Araçatuba, Giulio Stanco Coscina Neto.
A Santa Casa de Araçatuba já conta com credenciamento para as residências em Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia Geral, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia, Radiologia e diagnóstico por imagem, Neonatologia, Medicina Intensiva Pediátrica e Cardiologia.