Moradores do bairro Santa Luzia interditaram trechos da rua dos Fundadores e também da avenida dos Araçás, onde na semana passada morreu o idoso Juarez Silveira da Silva, de 68 anos, após ser atropelado no momento em que tentava atravessar a via. Com “apitaço” e “panelaço”, eles cobraram da Prefeitura de Araçatuba, no final da tarde desta segunda-feira (03), medidas de segurança para conter os frequentes acidentes naquela região da cidade.
Líder do protesto, o policial aposentado Jacques Pétia chegou a publicar em sua página no Facebook que os moradores pretendem se organizar para, numa próxima ocasião, se deslocarem em manifestação até a Câmara, localizada a cerca 700 metros do local onde os moradores se concentraram.
Com cartazes em mãos e uma faixa contendo a frase “chega de mortes na Fundadores”, os manifestantes cobraram medidas da Prefeitura, em especial da secretaria de Mobilidade Urbana. Uma das preocupações dos moradores é com a velocidade dos veículos após melhorias feitas na pavimentação.
A avenida dos Araçás, no sentido centro bairro, não tem redutores de velocidade nem radares para controlar a velocidade dos veículos. Por conta disso, há abuso por parte dos motoristas. Na pista que faz o sentido inverso, que leva no nome de rua dos Fundadores, há uma lombada próxima a uma igreja, porém é considerada insuficiente para conter o problema.
Os moradores do Santa Luzia também reclamam da falta de proteção por conta do nível de uma pista para outra. Próximo a um supermercado à margem da avenida dos Araçás, carros costumam invadir o canteiro central e até mesmo cair na rua Fundadores por conta das curvas existentes no local e a falta de proteções de concreto ou metálica que contenham esse tipo de acidente.
“Se o prefeito não tomar atitude, providência, os vereadores vão ter que fazer por onde”, diz o policial Jacques Pétia em um dos vídeos que publicou no Facebook, alegando que também cabe aos parlamentares cobrar da administração municipal medidas de segurança para as duas vias.
No período em que a população do bairro Santa Luzia protestava por segurança naquela região da cidade, a Polícia Militar fez a interdição das vias e o trânsito foi desviado para evitar novos acidentes.