Região 018
Anunciante
PERDA NO ESPORTE MORRE DARIO MIGUEL PEDRO, INVENTOR DO BIRIBOL, EM DECORRÊNCIA DA COVID

Ele tinha alzheimer e estava internado em hospital da cidade onde morou e criou modalidade

Anunciante

Morreu nesta terça-feira (13) em Birigui, em decorrência da Covid-19, o advogado e professor Dario Miguel Pedro. Ele é um dos responsáveis por colocar o nome da cidade em evidência mundial ao inventar um esporte genuinamente brasileiro: o Biribol.

Com 85 anos, Dario estava internado no Hospital da Unimed na cidade, tratando da doença causada pelo novo coronavírus. Ele tinha comorbidades, como o alzheimer, causa mais comum de demência no ser humano, devido à degeneração das células cerebrais.

O sepultamento de Dario, sem a realização de velório por causa da Covid-19, está marcado para as 13h desta terça-feira, no Cemitério da Saudades, em Birigui, onde o inventor do Biribol, há muito tempo, já mantinha construído um túmulo com projeto que remete ao esporte que inventou, tendo no topo de uma estrutura em concreto uma réplica da bola usada para a prática do popular “voleibol de piscina”.

HISTÓRIA

Dario Miguel Pedro inventou o Biribol devido ao calor da região Noroeste do Estado de São Paulo, onde sempre morou. Na década de 60 ele e colaboradores criaram uma brincadeira capaz de espantar o calor, uma espécie de vôlei jogado dentro de uma piscina Inicialmente, o esporte foi chamado de frescobol.

Devido à falta de regras estabelecidas em papel, o que fazia seus amigos esquecerem como era jogado, em 1968 decidiu patentear o esporte que ficou conhecido como Biribol, pois o frescobol já era um esporte conhecido pelo uso de raquetes.

Em 1976, foi realizado o primeiro Campeonato Estadual de Biribol e o segundo no ano seguinte. Propagador do esporte Dario fez diversas tentativas para estabelecer o esporte. Seu sonho era ver o Biribol no rol de esportes de uma Olimpíada.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.