Araçatuba
Anunciante
LUTO NA POLÍTICA E ASSISTÊNCIA SOCIAL MORRE DONA THEREZINHA MALULY, A GRANDE PRIMEIRA-DAMA DA REGIÃO

Filha de médico e político; companheira de Jorge Maluly Netto, ela deixa um grande legado do que fez

Anunciante

Morreu na manhã deste sábado (11), aos 85 anos, a professora e ex-primeira-dama de Araçatuba, dona Therezinha Costa Faria Maluly. Ela sofreu um AVC (Acidente Vascular Cerebral) de grande proporção e não resistiu.

De acordo com o filho Jorginho de Faria Maluly, dona Therezinha passou mal quando tomava café em sia casa, do Condomínio dos Araçás, e foi socorrida de imediato até o Hospital Unimed, onde veio a óbito.

O corpo de dona Therezinha será sepultado no Memorial Laluce, ao lado da sepultura do companheiro Jorge Maluly Netto, que foi médico, prefeito e deputado estadual e federal representando Araçatuba e região, que morreu há 8 anos vítima de um câncer.

A família explica que não haverá velório aberto a conhecidos, amigos e pessoas que gostavam da ex-primeira-dama. “Minhã mãe não faleceu de covid-19, a doença causada pelo coronavírus. A opção por um velório reservado aos familiares é justamente para evitarmos aglomeração de pessoas, o que é proibido pelas autoridades de saúde nesse grave período de pandemia que enfrentamos”, explica Jorginho. “Gostaríamos de poder receber amigos durante o velório, pois nossa mãe adorava estar com pessoas e sempre foi assim. Mas precisamos respeitar o momento. Por isso, nós da família nos colocamos à disposição para receber as devidas homenagens de quem quiser fazê-las. Pedimos desculpas por isso e ao mesmo tempo a compreensão de todos que gostam e admiram nossa mãe”.

QUEM ERA DONA THEREZINHA

Therezinha Costa Faria Maluly era professora. Filha de Maria de Lourdes Costa de Faria e de Oswaldo Brandi de Faria, médico que foi o primeiro prefeito de Guararapes e Cafelândia e por duas vezes de Mirandópolis.

Desde a infância, ela se dedicou a relacionar-se com os problemas sociais. Além disto, Therezinha de Faria Maluly foi a mais importante aliada de um dos políticos mais influentes da região. Casada com Jorge Maluly Netto, que exerceu os cargos de prefeito de Mirandópolis, deputado estadual, secretário estadual das relações do trabalho, deputado federal e prefeito de Araçatuba por dois mandatos.

Ainda muito jovem ocupou o cargo de primeira-dama de Mirandópolis, onde realizou intenso trabalho notadamente entre crianças e idosos e instituiu cursos de profissionalização para jovens e adultos.

Quando seu marido Jorge Maluly Netto atuou como Secretário das Relações do Trabalho, Therezinha de Faria Maluly realizou amplo trabalho junto aos funcionários da pasta em todo o Estado de São Paulo, tendo promovido inúmeras comemorações e programas de assistência.

Realizou diversas campanhas filantrópicas em âmbito estadual, como por exemplo, a entrega de brinquedos a crianças carentes e hortas comunitárias. Também integrou a diretoria da Liga das Senhoras da Sociedade Ortodoxa, entidade assistencial da cidade de São Paulo.

Durante quatro anos foi voluntária do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, onde ao lado da ex-primeira dama de São Paulo, Lyla Byton Martins, participou de inúmeros programas sociais na capital e interior.

Seu envolvimento com a causa social em Araçatuba vem há muitos anos. A origem foi a entidade Lareira, da qual participou como voluntária durante muitos anos.

Como primeira-dama de Araçatuba primou pelo amplo trabalho de detectar problemas que afligem a comunidade. Além disto, acumulou a função de Secretária Municipal da Ação Social onde desenvolveu ações de resgate à cidadania da parcela mais carente da população.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.