Morreu pouco depois das 6h desta sexta-feira (31), na Santa Casa de Penápolis, o lavrador Francisco Pinheiro dos Santos, de 27 anos. Ele foi esfaqueado na noite de segunda-feira (27), em Luiziânia e, desde então, estava internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do hospital.
A vítima foi golpeada na região do fígado e chegou a passar por cirurgia. Um boletim de ocorrência comunicando o óbito foi registrado pela mãe da vítima. O autor, de 32, já foi identificado e está preso preventivamente. Ele pretendia fugir para o Estado de Goiás.
O delegado responsável pelas investigações, Thales Eduardo Anhesini, informou que o crime, antes registrado como tentativa de homicídio, agora passa a ser homicídio consumado. Segundo o que foi apurado, informalmente, o acusado confessou a autoria, alegando que achou que a vítima estava armada, por ter feito menção de pegar algo no bolso.
Já em interrogatório, decidiu permanecer em silêncio e se manifestar somente em juízo. Ele não soube informar ao delegado onde dispensou a faca. A Polícia Civil prosseguirá com as investigações, aguardando neste momento os laudos periciais.
CRIME
O crime teria ocorrido por volta das 23h30 próximo a um bar na rua Euclides da Cunha. A proprietária contou aos policiais militares que atendia alguns clientes por uma grade de proteção existente no estabelecimento, quando a vítima e o autor chegaram para comprar uma pinga.
Ela ainda acrescentou que, após entregar o produto, encostou a porta, apagou as luzes e entrou para a residência, sabendo apenas horas depois que havia ocorrido uma briga entre ambos. A vítima foi golpeada e, ferida, correu por uma rua, caindo no quarteirão de cima do local dos fatos. O jovem foi levado ao hospital de Luiziânia, onde recebeu os primeiros atendimentos.
Diante da gravidade, foi transferido para o PS de Penápolis e, na sequência, para a UTI. Os PMs conversaram com a mãe dele. Ela teria dito que recebeu a informação do autor e, com base nos dados, a equipe foi até a casa dele, porém, não o encontrou. Um familiar que estava pelo imóvel não soube informar o paradeiro. Equipe do IC (Instituto de Criminalística) esteve por Luiziânia realizando perícia.
PRISÃO
Em uma ação rápida, na noite de quarta (29), policiais civis prenderam o acusado. Ele pretendia embarcar no dia seguinte para o Estado de Goiás. A equipe obteve imagens de câmeras de segurança, onde conseguiram identificar o jovem, representando pela prisão preventiva dele, o que foi acatado pela 2ª Vara local.
Os policiais souberam que o rapaz planejava deixar a região e, diante disso, iniciou buscas, encontrando-o por volta das 21h30 pela Vila Aparecida. Ele foi levado ao plantão policial e, após a conclusão do boletim de ocorrência, encaminhado para a cadeia local, estando à disposição da Justiça.
O corpo de Santos seria encaminhado ao IML (Instituto Médico Legal) de Araçatuba, onde passaria por exame necroscópico e, depois, liberado aos familiares para velório sepultamento.