Morreu na manhã desta terça-feira (07), em Barretos, o pecuarista José Macário Perez Pria, aos 78 anos. Ele lutava contra um câncer de intestino e o óbito foi decorrente de complicações por conta de uma cirurgia para retirada de bolsa de colostomia, realizada no último dia 03.
Macário foi um dos fundadores da ABQM (Associação Brasileira dos criadores de Quarto de Milha), organização que colocou Araçatuba em destaque nacional em 2019, ao inaugurar na cidade o principal parque para competições com cavalos da raça no país.
No dia 27 de novembro, Macário Perez Pria se tornou cidadão araçatubense ao receber, da Câmara, a máxima honraria concedida a pessoas não nascidas em Araçatuba que desenvolvem ações relevantes em benefício da população local.
Graduado em zootecnia, Macário nasceu no México e veio para o Brasil em 1963, um ano após seus familiares se instalarem no país e após concluir a faculdade. Inicialmente, se instalou em Goiânia e depois comprou terras no Estado de São Paulo, inicialmente nas regiões de Presidente Epitácio e Barbosa, até chegar a Araçatuba.
Macário foi o filho mais velho de uma família de 12 irmãos. Casado com a também mexicana Rosário Martinez Peres, teve cinco filhos. Em novembro, ao receber o título de cidadão araçatubense, o criador de cavalos se emocionou e o reconhecimento da sociedade local. “É uma honraria que consolida o amor antigo devotado há tempos a essa cidade”, afirmou o homenageado.
O corpo de Macário deve chegar a Araçatuba no final da tarde desta terça-feira. O velório está marcado para acontecer a partir das 20h desta terça-feira, na capela no Memorial Laluce. Está marcada para as 15h da quarta-feira a cerimônia de cremação do pecuarista.