Morreu nesta sexta-feira (17), em Araçatuba, o ex-treinador e lenda do atletismo brasileiro José dos Santos Primo, aos 85 anos. Primo enfrentava um câncer de próstata e estava internado na Santa Casa de Araçatuba desde o começo da semana.
Ele dedicou sua vida ao atletismo, descobrindo grandes nomes do esporte e tornou-se uma das maiores referências no treinamento de atletismo do Brasil, revelando inúmeros atletas que representaram o país em competições nacionais, internacionais e Jogos Olímpicos.
Dentre os atletas que Primo revelou estão os campeões olímpicos Claudinei Quirino, Lucimar Teodoro, Zequinha Barbosa e Katsuhico Nakaya, o Katito, que hoje faz parte da equipe de treinadores da Seleção Brasileira de Atletismo.
Primo, que trabalhou por muitos anos na Secretaria de Esportes de Araçatuba, tinha uma filosofia de treinamentos rígida e era conhecido por cobrar estudo dos alunos. Com a iniciativa, ele conseguiu estimular que muitos deles fizessem e concluísse cursos superiores.
Recentemente, ele estava vivendo em uma casa de repouso particular, custeada pelos amigos e atletas, mas precisou ser internado após passar mal. Ontem, o quadro piorou e ele não resistiu.
O corpo de Primo será velado no Memorial Laluce a partir das 12h deste sábado (18) e o sepultamento será no mesmo local, às 17h. O velório ocorrerá cumprindo as exigências dos órgãos de saúde, devido a pandemia da covid-19, causada pelo novo coronavírus.