Uma mulher de 59 anos, vítima de morte cerebral em decorrência de AVCH (Acidente Vascular Cerebral Hemorrágico) teve os órgãos captados na Santa Casa de Araçatuba. O procedimento cirúrgico foi realizado no último domingo (17), após autorização dos familiares da paciente.
Por meio de nota, a assessoria de comunicação do hospital informou que a doadora foi internada no início da semana passada, mas apesar do tratamento intensivo recebido, teve a morte cerebral confirmada após o protocolo específico, no sábado (16). A Santa Casa não informou qual cidade a mulher era moradora.
O procedimento foi coordenado pelos integrantes da CIHDOTT (Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante) da Santa Casa de Araçatuba com a participação da equipe do Hospital de Base de São José do Rio Preto.
Foram captados rins que serão disponibilizados para serem transplantados em pacientes inscritos na Central Nacional de Transplantes, e coração para retirada de válvulas para cirurgias de substituição em pacientes com insuficiência cardíaca.
A Santa Casa de Araçatuba informou que esta foi a 6ª captação de órgãos deste ano.


.jpg)



