Região 018
Anunciante
CAÇA AO MOSQUITO MUTIRÃO DA SAUDE CONTINUA BUSCA PELO AEDES AEGYPTI EM BIRIGUI

Cidade registra neste ano 385 casos positivos de dengue, sem óbitos. Outros 257 casos estão em investigação

Anunciante

O mutirão de combate ao mosquito Aedes aegypti realizado pela Secretaria Municipal de Saúde Birigui segue visitando os 13 bairros que registraram aumento nos casos de dengue este ano.

 

Nesta terça-feira (15), os agentes comunitários de saúde e de combate as endemias realizam busca ativa no São Brás e Residencial Aurora. Até o fim desta semana as visitas vão evoluir para os bairros Cohab 3 e Monte Líbano 2.

 

A ação teve início na semana passada com o objetivo de retirar dos imóveis possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, além de reforçar a orientação aos moradores sobre as medidas diárias para evitar a proliferação do inseto.

 

A equipe já esteve nos bairros Cidade Jardim, Ivone Alves Palma, Jandaia 3 e Thereza Maria Barbieri. Durante o trabalho não são recolhidos móveis velhos, sucatas e entulhos. As visitas estão sendo feitas por mais de 30 agentes, além de cinco supervisores.

 

Os agentes estão devidamente uniformizados e identificados com crachás e bolsas, seguindo todos os protocolos sanitários contra a covid-19. É muito importante que os munícipes usem máscara para receber os agentes e colaborem com a ação, permitindo a entrada dos profissionais para as vistorias.

 

PREVENÇÃO

A secretária de Saúde, Cássia Rita Santana Celestino, afirmou que o mutirão visa controlar e até diminuir os casos suspeitos e positivos de dengue nas regiões visitadas. “Estamos intensificando as ações casa a casa realizadas diariamente pelos agentes para evitar uma epidemia da doença”, completou.

 

Para a chefe de Divisão de Vigilância e Controle de Vetores, Aline Lobato, a população tem papel fundamental no combate ao mosquito Aedes aegypti. “Solicitamos a colaboração de toda a população para evitar água parada em ralos, materiais inservíveis, e ainda lavar com bucha e sabão os bebedouros dos animais e preencher os vasos de plantas com areia grossa”, orientou.

 

CASOS

Conforme a Secretaria de Saúde, a cidade registra neste ano 385 casos positivos de dengue, sem óbitos. Outros 257 casos estão em investigação. Não foram confirmados casos de zika vírus, chikungunya e febre amarela. Em 2021, o município teve 631 casos de dengue e uma morte provocada pela doença.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.