
A Corregedoria da Polícia Civil está acompanhando inquérito aberto para investigar o furto de uma delegacia em Araçatuba, na madrugada da última segunda-feira (26). Conforme boletim de ocorrência, os bandidos escalaram um muro lateral para entrar no imóvel e cortar o abastecimento de energia elétrica, desativando, desta forma, o sistema de alarme do local.
A delegacia furtada fica na avenida Prestes Maia, no Jardim Planalto, e abriga o 3º e 4º distritos policiais. A ação de bandidos no interior da unidade foi confirmada ao Araçatuba e Região, por meio de nota emitida pela SSP (Secretaria de Segurança Pública) do Estado de São Paulo.
“A Polícia Civil de Araçatuba instaurou inquérito para investigar o furto ao 3º Distrito Policial da cidade. Policiais da unidade analisam imagens do local, além dos vídeos enviados pela reportagem. A Corregedoria da Polícia Civil também acompanha o caso”, diz resposta da SSP a questionamento feito pela reportagem do site Araçatuba e Região, que enviou para o órgão na capital imagens de câmeras de segurança que mostram imagens de pessoas em frente a delegacia durante a madrugada de segunda-feira.
O boletim de ocorrência sobre o furto, ao qual o Araçatuba e Região obteve acesso nesta terça-feira (27), foi registrado às 13h35 da data do crime. O documento diz que, na manhã de segunda-feira, no horário de abertura da delegacia que abriga os distritos policiais, funcionários observaram a falta de energia elétrica no imóvel e que o sistema de alarme estava inoperante.
O registro da ocorrência informa que, no andar térreo do imóvel, foram encontradas portas abertas e no piso superior, portas de blindex quebradas, em área de acesso a duas salas do cartório central, espaço que estava com gavetas abertas e armários revirados e arrombados. Ao escalarem um muro lateral ao imóvel, os bandidos tiveram acesso a uma sacada onde puderam arrombar duas portas de blindex, conseguindo, assim, acesso ao interior da delegacia.
Ainda de acordo com o boletim de ocorrência registrado pelo 3º Distrito Policial, também alvo dos bandidos, foram levados do local pelos criminosos “grande parte dos objetos apreendidos em autos de inquérito policial”, como relata o documento. Boletins de ocorrência e termos circunstanciados referente a delitos registrados na unidade policial da avenida Prestes Maia também foram furtados pelos bandidos.
Na ocorrência registrada – assinada pelo delegado Rodolfo Carlos de Oliveira e pela escrivã Carla Alessandra de Oliveira –, consta ainda a informação de que não é possível precisar a quantidade de objetos e documentos levados do local.
Policiais civis que trabalham no local relataram o sumiço de computadores notebooks; tablets; celulares e demais itens eletrônicos e de telefonia. Além de simulacros; documentos diversos apreendidos ; semijoias; bolsas; roupas e ferramentas. Itens patrimoniados, pertencentes à delegacia, não foram levados do prédio, que passou por pericia técnica.
IMAGENS GRAVADAS
O site Araçatuba e Região teve acesso a imagens gravadas por câmeras de segurança que ficam em frente a estabelecimento comercial próximo à delegacia da avenida Prestes Maia, durante a madrugada da última segunda-feira. Nelas, é possível constatar a movimentação estranha de pessoas.
Conforme mostra um dos vídeos, à 01h01 um homem passa em frente a um imóvel, pela calçada, e para por alguns instantes para observar o interior do prédio. No minuto seguinte, um seguindo homem também é registrado andando pela redondeza.
O registro das câmeras mostram movimentações suspeitas de pessoas em outros horários. Ações que se repetem à 01h46 e às 2h16, quando um homem volta a parar em frente a prédio vizinho à delegacia e outro atravessa a avenida. Às 4h28, é possível observar que um homem se aproxima da delegacia em uma bicicleta. Ele dá meia volta e tempo depois volta a transitar pela via pública.
Apesar de as imagens mostrarem bem as características das pessoas que se movimentaram nas proximidades da delegacia, até o momento não há informações sobre a prisão de nenhum suspeito nem da recuperação de objetos ou documentos furtados do local.
VEJA VÍDEOS DE SUSPEITOS RONDANDO PRÉDIO DE DELEGACIA: