Região 018
Anunciante
CRIME ORGANIZADO OPERAÇÃO CONTRA DESVIOS NA SAÚDE COM FOCO EM BIRIGUI E PENÁPOLIS

Investigações da Polícia Civil e Gaeco de Araçatuba se iniciaram há 2 anos e miram OSs

Anunciante

A Polícia Civil do Estado de São Paulo deflagrou na manhã desta terça-feira (29) a Operação “Raio X”, para cumprir mandados de busca e apreensão na Santa Casa de Birigui e também em Penápolis. As investigações miram grupo criminoso especializado em desviar dinheiro destinado à saúde pública.

A operação é realizada em conjunto com o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado), do Ministério Público. Os crimes em investigação há pelo menos dois anos foram praticados por meio de contratos de gestão entre municípios e organizações sociais.

Na região Noroeste Paulista, a concentração do material apreendido é feita na delegacia de Araçatuba, que coordena a ação. Foram apreendidos documentos, computadores e carros. Algumas pessoas foram levadas para o local, mas ainda não há informações de prisão. A Polícia Civil ainda não deu detalhes da operação na região.

Em Birigui, integrantes da operação cumpriram mandados de busca e apreensão na Santa Casa local, que é responsável por uma Organização Social contratada por municípios de diversos cantos do País. Já em Penápolis, os investigadores estiveram na Prefeitura da cidade, onde também foram feitas apreensões.

Policiais Civis e promotores do Gaeco também cumprem mandados de busca e apreensão em cidades da região de Presidente Prudente. São alvos das investigações órgãos de saúde em Pacaembu, Flórida Paulista e Dracena

DEMAIS LOCALIDADES

Mandados também são cumpridos em outras partes do Estado de São Paulo e do país. Na capital paulista, a Polícia Civil cumpre mandados de busca na secretaria estadual da Saúde de São Paulo e na Câmara Municipal.

Na legislativo, segundo os investigadores, o alvo é um funcionário do gabinete do vereador Eliseu Gabriel (PSB). O vereador não é investigado. Já na secretaria estadual de Saúde, os alvos são uma médica e uma advogada, funcionárias da pasta.

Na região de Bauru (SP), equipes da Polícia Civil estão fazendo buscas na Câmara de Agudos (SP) e também nas casas de alguns parlamentares da cidade. O Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) de Bauru está cumprindo 30 mandados de busca e apreensão em Agudos e Bauru. Duas pessoas foram presas, até as 8h30, e outras duas ainda não foram localizadas.

A operação conta também com apoio da Polícia Federal do Pará. O governador Helder Barbalho (MDB) é investigado, mas não há mandados contra ele. Os mandados de prisão e busca e apreensão também estão sendo cumpridos nos estados do Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso do Sul.

No Paraná, 24 mandados foram foram expedidos em todo o estado, 15 de busca e apreensão e outros nove de prisão somente em Curitiba.

A investigação, que durou cerca de dois anos com inquéritos em Penápolis e Birigui, identificou um esquema de corrupção envolvendo agentes públicos e o desvio de milhões de reais em prejuízo da saúde.

ESTRUTURA DA OPERAÇÃO

Para o cumprimento dos mandados foram convocados 816 policiais civis de todo Estado, 204 viaturas e 02 helicópteros da Polícia Civil, além da colaboração de policiais Civis e Federais de outros Estados, bem como a participação de 30 Promotores de Justiça e 10 Agentes de Promotoria.

Com informações do G1 e SBT Interior.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.