Polícia
LESA PÁTRIA OPERAÇÃO DA PF CUMPRE MANDADOS EM ARAÇATUBA E BIRIGUI

Objetivo da 16ª fase da operação é identificar pessoas que financiaram e fomentaram o 8 de janeiro

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça terça-feira (05), mais uma fase da Operação Lesa Pátria. Entre os 12 mandados de busca e apreensão previstos para serem cumpridos no Estado de São Paulo, dois tinham endereços de pessoas da região de Araçatuba.

 

Um dos mandados foi cumprido em Araçatuba, na casa de uma mulher conhecida na sociedade. O outro foi em Birigui, na casa de um empresário, filho de um ex-prefeito da cidade. Os materiais apreendidos foram levados inicialmente para a sede da PF, em Araçatuba.

 

O objetivo da 16ª fase da Lesa Pátria é identificar pessoas que financiaram e fomentaram os fatos ocorridos em oito de janeiro, em Brasília (DF), quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos por indivíduos que promoveram violência e dano generalizado contra os imóveis, móveis e objetos das três Instituições.

 

Em todo o país estão sendo cumpridos 53 mandados de busca e apreensão, expedidos pelo Supremo Tribunal Federal. As operações estão sendo realizadas nos estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina, Tocantins, Ceará e Minas Gerais.

 

Foi determinada a indisponibilidade de bens, ativos e valores dos investigados. Apura-se que os valores dos danos causados ao patrimônio público possam chegar à cifra de R$ 40 milhões.

 

Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.

 

As investigações continuam em curso, e a Operação Lesa Pátria se torna permanente, com atualizações periódicas acerca do número de mandados judiciais expedidos, pessoas capturadas e foragidas.

 

CUMPRIMENTO DE MANDADOS 16ª FASE

São Paulo 12;

Paraná 6;

Mato Grosso do Sul 2;

Tocantins 2;

Santa Catarina 3;

Minas Gerais 26;

Ceará 2.

 

BALANÇO – LESA PÁTRIA ATÉ 5/9

78 mandados de prisão cumpridos

277 mandados de busca e apreensão cumpridos

17 inquéritos instaurados


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.