A Prefeitura de Birigui assinou contrato com a OSS (Organização Social de Saúde) Beneficência Hospitalar de Cesário Lange, que assumiu nesta quarta-feira (04) a gestão do Pronto Socorro Municipal doutor Alceu Lot, incluindo o Pronto Socorro Clínico, no Centro Médico.
Para a contratação, as oito organizações sociais qualificadas junto ao município foram convocadas pela Secretaria Municipal de Saúde, porém, apenas uma enviou a proposta para a gestão emergencial das duas unidades de saúde, no valor de R$ 6,9 milhões.
A Beneficência Hospitalar de Cesário Lange fará toda a operacionalização e execução de ações e serviços de saúde em urgência e emergência pré-hospitalar no Pronto Socorro por três meses ou até o término do chamamento público aberto mês passado, cujo processo está em andamento.
A organização social assumiu todos os atendimentos médicos de clínicos gerais, pediatria e ortopedia, além das urgências e emergências; os serviços de diagnósticos em laboratório clínico, tomografia, ultrassom, radiologia, eletrocardiografia; além dos procedimentos de enfermagem e medicamentos.
Segundo a administração municipal, a contratação emergencial se justifica devido à necessidade de manutenção dos serviços de urgência e emergência, ainda mais em meio à pandemia da covid-19, uma vez que o contrato com o Isma (Instituto São Miguel Arcanjo) encerrou a meia noite desta quarta-feira (04).
O chamamento público para a contratação definitiva de uma OSS para fazer toda a gestão do Pronto Socorro Municipal foi lançado no mês passado. A data da sessão pública para abertura dos envelopes está programada para o dia 13 de agosto, a partir das 9h. Portanto, o contrato com a Beneficência Hospitalar de Cesário Lange vai durar até a conclusão deste processo.