A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui está convocando todos os moradores da cidade, que estão na lista de espera para realização de cirurgias, consultas especializadas, procedimentos médicos e exames complementares, para que procurem a Unidade Básica de Saúde (UBS), para atualização de cadastro.
O objetivo é conhecer o público que tem recomendação de atendimento especializado pelo SUS (Serviço Único de Saúde), para que possa dar andamento a uma demanda reprimida desde 2013.
A atualização cadastral começou a ser feita e precisa ser concluída até o dia 14 de abril. As informações compiladas serão encaminhadas para a Secretaria de Estado da Saúde, para que Birigui possa pleitear por serviços específicos para a população.
"Existe uma janela grande com falta de informação e o momento é de conhecer a real demanda da cidade. Sem sabermos da necessidade da população, fica muito difícil buscarmos pela prestação dos serviços", ressaltou a secretária de saúde Cássia Rita Santana Celestino.
A secretária exemplificou que é preciso saber a quantidade e de quais exames de média e alta complexidade a população da cidade tem pedido médico. O cadastro também visa verificar as consultas com especialistas necessárias e procedimentos cirúrgicos eletivos (quem podem ser agendados), já solicitados para os pacientes atendidos nas UBS de Birigui.
O usuário do SUS, morador de Birigui, que estiver impossibilitado de ir pessoalmente aos serviços de saúde para atualizar seus dados, pode solicitar que um familiar ou representante faça a atualização. É importante apresentar documento pessoal com foto, comprovante de residência e o cartão nacional do SUS, no ato da atualização.