O distanciamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus transformou a maneira do brasileiro pensar sua moradia. Segundo pesquisa desenvolvida pelo QuintoAndar, plataforma digital de compra e venda de imóveis, em parceria com o instituto Offerwise, e divulgado em fevereiro pela Forbes, 73% dos entrevistados passaram a enxergar suas residências de forma diferente e 16,5% decidiram se mudar em plena crise sanitária. Os principais fatores apontados para essa mudança estão relacionados à necessidade de ter um escritório em casa (31,8%), ao desejo de mais áreas verdes no entorno do imóvel (28,4%) e ao aumento da importância de um espaço de lazer em casa ou no condomínio (24,8%).
Essa perspectiva se confirma no sucesso das vendas, mesmo em plena crise, de empreendimentos que apostaram na inovação de seus projetos usando conceitos que ampliam a qualidade de vida de seus moradores. É o caso dos residenciais Vila Madalena 1 e 2, de Araçatuba, que atualmente chamam atenção pelas construções a todo vapor e que estão mantendo mais de 500 empregos diretos, provocando um positivo impacto na economia local.
O empreendimento possui um conceito único no interior do Estado de São Paulo, onde possui ruas distribuídas em formato de ilhas, com parquinhos, áreas de integração social e aparelhos de ginásticas para a prática de exercícios ao ar livre.
“As pessoas têm buscado ressignificar a maneira de viver, transformando o lar num verdadeiro refúgio, com a tão importante segurança que muito nos falta em determinadas regiões. Atentos a essas tendências, criamos o Vila Madalena 1 e 2, que são empreendimentos idênticos, mas além de áreas de lazer já tradicionais, como quadras, campos e salões de festas, priorizamos justamente o contato intenso de seus moradores com a natureza. A proposta é não ser apenas um residencial de alto padrão, mas também convidar as pessoas a olharem para a realidade com mais apreço e desfrutarem de uma rotina com mais qualidade de vida”, explica o empresário dos residenciais Jamil Buchalla.
O projeto possui uma arrojada proposta de área verde, que contempla o plantio de mais de três mil árvores, de 80 espécies diferentes, entre floridas e frutíferas. As árvores estão por toda parte, mas também há uma área destinada ao plantio concentrado delas, que deve formar uma floresta entre os dois residenciais, construídos lado a lado. A expectativa é que essa característica proporcione temperatura ambiente mais agradável nos dias mais quentes e atraia muitos pássaros. O local está aberto a visitações. O Vila Madalena 1 e 2 estão localizados na Via de acesso Olegário Ferraz, na zona norte de Araçatuba.