Araçatuba
Anunciante
CRISE HÍDRICA PARA GARANTIR ABASTECIMENTO COM ÁGUA DE RIO ARAÇATUBA OFICIA ANA

Documento aponta que 40% do município, precisa da água do rio Tietê

Anunciante

O prefeito Dilador Borges (PSDB), juntamente com o diretor técnico da GS Inima Samar, Eduardo Henrique Telles Caldeira, e os comissários da Agência Reguladora, Márcio Saito e Petrônio Pereira Lima, assinaram um ofício que será encaminhado à ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico do Brasil). O objetivo é chamar a atenção para o uso da água do rio Tietê, considerando que a Samar faz captação de água e a mesma abastece 40% do município, que tem 199.210 habitantes.

 

O documento chama a atenção para a Resolução ANA, n° 77, pela qual declarou a situação crítica de escassez quantitativa dos recursos hídricos na Região Hidrográfica do Paraná, além do cenário observado na Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê, na qual se insere o município paulista de Araçatuba, que tem impactado o uso dos recursos hídricos disponíveis.

 

O documento lembra ainda que o Rio Tietê abriga sistemas de reserva para a geração de energia elétrica e que tem sofrido com a atuação do Operador Nacional do Sistema Elétrico sobre as instalações no SIN (Sistema Interligado Nacional) e pede atenção para que seja respeitada a cota de 324 metros para o reservatório Três Irmãos, considerando a escassez de água e, assim, evitando prejuízos ao município com a baixa do nível do rio.

 

O prefeito Dilador explicou que esse é um primeiro passo para que as autoridades tenham conhecimento que cada alteração feita pela ONS poderá gerar consequências no abastecimento no município. “Estamos reforçando algo que a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico já sabe, pois, nosso município dependente do abastecimento proveniente do rio Tietê. Temos escolas, hospitais, empresas e demais equipamentos públicos essenciais que necessitam e tem o direito fundamental ao uso da água”. 

 

O comissário geral da Agência Reguladora e Fiscalizadora, Marcio Saito, disse que está se antecipando e oficiando à ANA para ter segurança diante da crise hídrica. “A ANA é o órgão que tem controle frente ao Operador Nacional de Sistema Elétrico. Nosso objetivo é dar ciência de que temos a captação de água e precisamos que mantenham o nível conforme estipulado para que não haja problemas futuros”.

 

O diretor técnico da GS Inima Samar, Eduardo Caldeira, falou dos investimentos feitos pela empresa. “A SAMAR está empreendendo todos os esforços para garantir a captação de água necessária ao abastecimento, mas o nível do rio Tietê, que faz parte da hidrelétrica de 3 Irmãos, depende das definições de cotas do ONS. Temos realizado investimentos para evitar as perdas de água do sistema, por meio de operação moderna e informatizada, com sistema de distribuição setorizado, além de campanhas para conscientização do uso sustentável da água. Hoje, 40% da população recebem água vinda do rio Tietê. Instalamos uma estrutura flutuante que bombeia de 800 a 1.000 m³/h, e precisamos que a ONS cumpra com a cota de 324m para o reservatório Três Irmãos, conforme pré-estabelecido e, assim, vamos evitar problemas futuros”.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.