As paróquias de toda a Diocese de Araçatuba terão missas em celebração ao Corpus Christi, nesta quinta-feira (16). Porém, os horários serão diversificados e distribuídos nos períodos da manhã, tarde e noite. A medida foi adotada por segurança, devido ao aumento de casos de covid-19 nas cidades que formam o território diocesano. Também está sendo recomendado o uso de máscaras, distanciamento e higienização das mãos para quem for participar das ações religiosas.
Por conta do aumento das infecções por causa do coronavírus, foram canceladas as confecções dos tradicionais tapetes artesanais e a missa realizada em ginásio esportivo.
Em anos anteriores, a celebração, que reúne todas as paróquias araçatubenses, chegou a concentrar quatro mil pessoas, além da quantidade expressiva de fiéis que atuavam na confecção de tapetes.
Em Araçatuba, o bispo diocesano Dom Sergio Krzywy, irá presidir a celebração, marcada para às 10h, na Catedral, localizada na região central da cidade. Para saber a programação completa das paróquias de Araçatuba basta acessar o site diocesedearacatuba.com.br
REGIÃO
Em Birigui, as quatro paróquias também cancelaram a tradicional missa realizada na Praça Dr. Gama, que é encerrada com procissão e bênção, por conta do aumento de casos se síndromes gripais.
Entretanto, todas as paróquias terão missas. Algumas organizam adorações e procissões com números menores de fiéis, seguindo os protocolos sanitários.
Em Andradina, as paróquias Nossa Senhora das Graças e São Sebastião reunirão os fiéis em missa única, ás 16h, na Nossa Senhora das Graças. Após a celebração, os fiéis irão em procissão até a Paróquia São Sebastião, onde haverá a bênção final.
Em Castilho, os fiéis poderão realizar gesto concreto de doação de alimentos na Paróquia São José, durante todo o dia de Corpus Christi. As paróquias de toda a Diocese têm recebido doações de mantimentos e roupas com assiduidade neste período.
A SOLENIDADE
Conforme o vigário-geral da Diocese de Araçatuba, padre Charles Borg, a Eucaristia celebra a fraternidade.
“A solenidade de Corpus Christi celebra a festa da caridade em torno da mesa do Senhor. Homens e mulheres, crianças e idosos, ministros ordenados e cristãos leigos são convidados pelo Senhor Jesus, o anfitrião da festa, a experimentar uma das raras experiências de absoluta igualdade. Ouve-se a mesma Palavra. Nutre-se do mesmo alimento sobrenatural, o Corpo e o Sangue do Redentor”, explica.
“A solenidade oferece às comunidades cristãs a singular oportunidade de fazer acontecer na sociedade o milagre fraterno que acontece em volta do altar. Inspirados no gesto de Jesus, o anfitrião mor, que a todos convida a participar do sacramento da partilha do pão, saibamos nós, seus discípulos e comensais, promover uma envolvente cultura do encontro! Celebrar a solenidade de Corpus Christi representa alargar as fronteiras da comunhão fraterna”, conclui.