Araçatuba
Anunciante
INCLUSÃO PCDs SE DESTACAM EM COMPETIÇÃO DA ABQM

Provas de paratambor reuniram participantes com deficiências no 30º Congresso Brasileiro

Anunciante

O último dia do 30º Congresso Nacional da ABQM (Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha) teve como um dos destaques a participação de pcdS (pessoas com deficiência. Sete paratletas participaram das provas de Paratambor, uma adaptação dos 3 Tambores, no evento realizado de 26 de maio a 6 de junho, no Complexo Esportivo Equestre do Recinto de Exposições Clibas de Almeida Prado, em Araçatuba.
As provas para PCDs são divididas em quatro níveis (Handcap 1, 2, 3 e 4) e são realizadas pela ABQM desde 2016. Mais do que uma categoria, para os amantes dos cavalos o paratambor proporciona oportunidade para todos e conta histórias de superação, como as de Gustavo Diniz e de Murilo Carleto.

CAMPEÕES
Diagnosticados com TEA (Transtorno do Espectro Autista), os dois praticam equoterapia em Carapicuíba desde 2010. Com a evolução e o bom desempenho nas sessões, em 2016, Gustavo e Murilo passaram a competir, e, em 2017, a participar dos eventos da ABQM. 
No 30º Congresso, Gustavo foi campeão no nível Handcap 2, e Murilo, no Handcap 4. Os dois competiram com o mesmo cavalo, Rey James ZD (de propriedade de Cledson Rodrigues, que firmou parceria com a hípica), e são treinados por Eliane Cristina Baatsch e equipe (Gabriel Martins, Cledson Rodrigues e Manoel Jesus).
A equoterapeuta e instrutora de equitação explica que o trabalho é específico, minucioso e técnico. “É preciso muito treinamento e dedicação, pois o animal precisa compreender o paratleta em seus comandos adaptados, que são diferentes do seu treinamento tradicional”, afirma Eliane.
Segundo a profissional, Gustavo e Murilo começaram o tratamento como intervenção terapêutica, com o objetivo de melhorar o quadro diagnóstico, mas o esporte acabou fazendo diferença na vida dos dois. 

30º CONGRESSO DA ABQM
A 30ª edição do Congresso Brasileiro do Quarto de Milha bateu recorde de inscrições. Mais de 8,5 mil conjuntos foram inscritos nas provas da Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). As competições foram restritas aos competidores e às equipes técnicas, sem a presença de público.

 


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.