Nesta última sexta-feira (22), a cidade de Penápolis (SP), informou que a Macro III de Saúde, na região da Santa Terezinha, está com o programa de saúde digital, realizado em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, de 30 municípios do estado.
De acordo com o informado, a cidade de Penápolis é o único município credenciado da DRS II (Departamento Regional de Saúde de Araçatuba) para receber o TeleAPS, a telemedicina na atenção primária de saúde. O serviço TeleAPS é voltado para o atendimento a pacientes de unidades básicas de saúde e do programa de Estratégia Saúde da Família, por meio de teleconsultas.
Ainda de acordo com o informado, a ação é um projeto piloto com duração de três anos, em apenas 30 cidades paulistas. Na Macro III, são 18 horas semanais de atendimento dentro da unidade de saúde.Além do mais, os pacientes são atendidos pelo médico de família e comunidade, Fernando de Moura Moreira, que atende no Hospital das Clínicas da USP (Universidade de São Paulo), em uma parceria do Estado.
Ele esteve em Penápolis na última semana e conheceu toda a equipe de profissionais que atuam na Macro III.A enfermeira da Secretaria de Saúde, Elen Doná, explicou que atualmente as consultas por meio da telemedicina são feitas na própria unidade. “A partir de dezembro, o paciente será atendido em sua própria casa. O agente de saúde, equipado com um tablet, irá até a residência do paciente para que seja feito o atendimento médico”, contou.
O serviço
Os atendimentos são realizados por meio de agendamento e por livre demanda. Na Macro III, o paciente é encaminhado para uma sala com computador, microfone, toda a estrutura necessária para o atendimento com um profissional especializado em Medicina de Família e Comunidade ligado ao Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.
O paciente recebe as receitas de medicamentos e guias para os exames médicos, se necessário.
“Mesmo sendo uma região com muitos pacientes idosos, todos aceitaram muito bem o programa de telemedicina. Toda a equipe de profissionais da unidade também está bastante engajada com o projeto. Todos participaram dos cursos oferecidos para entender esse novo formato de atendimento”, destacou a enfermeira.
Além disso, após o término de cada consulta, será realizada uma pesquisa para que o paciente avalie o atendimento. “Tivemos uma excelente aprovação, com 100% dos pacientes satisfeitos com o atendimento. Em relação à resolutividade, temos uma taxa de 85% de solução das queixas dos pacientes, sem necessidade de encaminhamento para outros especialistas”.
Outro ponto positivo do programa é que apenas 6% dos pacientes agendados faltaram em suas consultas. “É um índice muito inferior ao registrado nas unidades de saúde. Com a ampliação do atendimento nas residências, a previsão é que esse número seja ainda menor”, enfatizou Elen.