Penápolis confirmou, nesta sexta-feira (27), o primeiro caso do Covid-19, o novo coronavírus. A confirmação foi feita pelo prefeito Célio de Oliveira (sem partido). O paciente, um empresário de 53 anos, está internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) da Santa Casa.
Este é o primeiro caso confirmado na região. De acordo com boletim divulgado pela secretaria municipal de Saúde, o empresário se internou no domingo (22) no hospital e, hoje, foi transferido para a UTI, sendo entubado e dado continuidade ao tratamento. O estado de saúde dele é estável. O exame foi coletado em 23 de março, às 10h30, tendo o resultado disponibilizado nesta manhã pelo Instituto Adolfo Lutz que testou positivo para o vírus.
CRUZEIRO
O paciente esteve em viagem em um cruzeiro. Familiares e demais pessoas que tiveram contato com ele permanecem em quarentena e recebendo todas as orientações da secretaria. Até o momento, Penápolis notificou 20 casos suspeitos.
Destes um teve o exame positivo e cinco negativos. Dois permanecem em internação e os demais em isolamento domiciliar. Dezoito pessoas são moradoras locais e as demais de outros municípios. Outros dez casos suspeitos permanecem em monitoramento pela secretaria, mas não serão notificados oficialmente por conta da nova resolução.
A Prefeitura reitera que a comunidade permaneça em suas residências, reduzindo ao máximo a circulação e a aglomeração de pessoas. Todos os cuidados preventivos, como a lavagem periódica das mãos com água e sabão, são fundamentais para conter a proliferação do vírus.