Todos os anos, a partir de 2022, o dia 3 de abril será lembrado como o ‘Dia Municipal em Memória às Vítimas da Covid-19’, em Penápolis. A celebração foi instituída por lei municipal, e faz menção ao dia em que o município registro a primeira morte de um morador vítima da doença causada pelo coronavírus.
O projeto que deu origem à lei, é de autoria do vereador Júlio César Caetano. A primeira vítima da doença foi um homem de 53 anos que tinha uma doença preexistente. Ele apresentou os sintomas da doença após retornar de um cruzeiro pelos litorais paulista e carioca. O diagnóstico para Covid veio no dia 27 de março e o óbito ocorreu dias depois na Santa Casa da cidade.
De acordo com a Lei, a Prefeitura de Penápolis poderá promover atividades, palestras e cerimônia em homenagem às vítimas da Covid-19, em todo dia 03 de abril. Além disso, o Poder Executivo Municipal deverá providenciar um monumento em praça pública para homenagear as vítimas da Covid-19 no município de Penápolis.
CONSCIENTIZAÇÃO
Considerando o atual cenário de pandemia e a necessidade de ações educativas para a prevenção da Covid-19, a Prefeitura de Penápolis já vem realizando diversas campanhas de conscientização da população.
Por meio da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), são veiculadas diversas campanhas de orientação, principalmente através de postagens em redes sociais da Prefeitura, destacando a importância de se manter as medidas sanitárias como, por exemplo, o uso correto das máscaras, distanciamento social, higienização frequente das mãos com água e sabão e álcool em gel. No início do ano também foram feitas campanhas educativas nas rádios e jornais locais.
Além disso, são disponibilizados canais para que o cidadão penapolense possa denunciar locais com aglomeração, estabelecimentos que não cumprem as medidas restritivas, entre outras irregularidades que favorecem a transmissão do vírus e coloquem em risco a vida das pessoas.
(Com informações da Secretaria Municipal de Comunicação da Prefeitura de Penápolis).