A Polícia Federal apreendeu neste sábado (13), em um canavial em Presidente Prudente, um helicóptero avaliado em R$ 4 milhões ‘recheado’ com cerca de 500 quilos de cocaína. O piloto da aeronave e um ajudante foram presos em flagrante e mais duas pessoas são procuradas.
A apreensão da aeronave se deu durante a Operação Flying Low – voando baixo. Carros de luxo também foram apreendidos por policiais federais em São Paulo, para onde a droga seria levada.
De acordo com a Polícia Federal, que se manifestou por meio de nota, a operação foi deflagrada na manhã destes sábado o objetivo de combater organização criminosa envolvida com tráfico ilícito de entorpecente, realizado por meio aéreo. As investigações duraram cerca de um ano.
Ainda segundo a PF, a organização criminosa, que ainda não teve todos os seus integrantes capturados, buscava a cocaína no Paraguai e a levava para São Paulo. A apreensão do helicóptero ocorreu em um local de parada da aeronave para reabastecimento.
Os dois presos durante a operação faziam o reabastecimento do helicóptero quando foram abordados por homens da PF. A aeronave não tem autonomia para voar direto do Paraguai até a capital paulista.
Para facilitar o transporte da droga, o helicóptero usava um equipamento que permitia voos noturnos, dificultando, assim, serem visualizados e até mesmo rastreados por radares. Participaram da operação 20 policiais federais, com apoio da Polícia Militar e Comando de Aviação Operacional da PF.