A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (11), a “Operação Vida Fácil V” em Penápolis, visando desarticular um grupo criminoso voltado a pratica de fraudes contra o Auxílio Emergencial, benefício concedido pelo governo federal.
Segundo apurado, agentes cumprem dois mandados de busca e apreensão, sendo um no município e outro na zona rural de Turiúba.
As investigações iniciaram em julho de 2021, após o recebimento de informes de que os investigados falsificavam documentos e utilizavam dados de terceiros, aparentemente inocentes, para celebrar contratos com empresas de telefonia.
Eles abriam contas em instituições financeiras, faziam pagamentos via boletos e realizavam transações ilícitas, fraudando o benefício.
MANDADOS
A PF apurou que, no período de 1º de abril de 2020 a 30 de junho do mesmo ano, os investigados receberam, indevidamente, valores referentes a pelo menos 20 contas do Auxílio Emergencial, o que permitia que levassem uma “vida fácil”, razão pelo qual a operação leva este nome.
Com o aprofundamento da investigação, análise e confrontações dos elementos colhidos, a Polícia Federal representou pela expedição dos mandados de busca e apreensão, que foram deferidos pela Justiça Federal de Araçatuba.
A investigação prossegue agora com a análise dos materiais apreendidos. Os envolvidos poderão ser responsabilizados pelo crime de furto qualificado, previsto no artigo 155, § 4º, inciso 2º, do Código Penal, com pena que varia de dois a oito anos e multa.
(Com informações da A/I da Polícia Federal)