No próximo dia 14 de outubro, Piacatu (SP) passará a contar com a Feira do Produtor Rural. A partir dessa data, a ação será realizada toda sexta-feira, das 18h às 22h, na praça Padre João Humberto José Sluysman. Nela, o consumidor encontrará, em nove estandes, itens frescos disponibilizados por produtores locais que comercializam diversos itens diretamente do campo para a mesa do consumidor.
A ação é resultado do programa de mesmo nome promovido por meio de uma parceria entre o Siran (Sindicato Rural da Alta Noroeste), a Faesp (Federação de Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), o Senar-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) e a Prefeitura.
O objetivo é preparar o pequeno produtor para comercializar a sua produção diretamente ao consumidor final, agregando valor à propriedade rural.
Os produtores rurais da região que participaram da capacitação, passaram por seis meses de capacitação, com carga horária 272 horas/aulas, com aulas a cada 15 dias, duas vezes por semana, com 70% de atividades práticas. O grupo aprendeu normas e procedimentos para a organização do ambiente da feira e a venda de produtos, a identificação dos produtos existentes na propriedade e que podem ser comercializados, bem como planejamento da produção, as boas práticas de fabricação e na manipulação de alimentos, exposição de produtos, construção dos estandes de bambu, técnicas de comercialização e gestão do negócio.
BREJO ALEGRE
Em Brejo Alegre, a Feira do Produtor Rural vai ganhar 13 novos estandes, totalizando 26 feirantes. A ação ocorre toda sexta-feira, das 18h às 22h, na praça Manoel Rodrigues Leitão (avenida Pedro de Paula Castilho, S/N).
Além dos produtos tradicionais de uma feira, o cliente encontra também outros atrativos, como pastel, caldo de cana, yakissoba e música ao vivo, que acaba transformando o local em um ponto de encontro dos moradores.
De acordo com a instrutora do Senar, Maria Fernanda de Almeida Rodrigues, a feira é uma oportunidade de criar uma fonte de renda a mais para o produtor rural. "O programa tem como objetivo fortalecer o homem do campo, além de criar um ambiente favorável para a comercialização de produtos diretamente da propriedade para a mesa do consumidor". Já o coordenador das ações do Siran e Senar, Carlos Eduardo Belluzzo, "a feira traz uma nova oportunidade de comercialização aos pequenos produtores, diminuindo assim, a nacionalidade de rendimentos, e maior sustentabilidade das propriedades rurais".
Segundo o presidente do Siran, Thomas Rocco, o programa dá certo porque há demanda, e a parceria da entidade com o Senar e a prefeitura catalisa o processo em apoio ao homem do campo. "A gente traz cursos de alto nível para a maior profissionalização do produtor rural. A Feira de Brejo Alegre é um sucesso, como todas as outras que executamos na nossa região".