Araçatuba registrou uma queda de 13,94% nos casos de acidentes com escorpiões no primeiro semestre de 2019 em comparação com o mesmo período do ano passado. Os dados são da Vigilância Epidemiológica, órgão ligado à Secretaria de Saúde do município.
Do início de janeiro até o final de junho deste ano, foram registrados 463 casos de pessoas que foram picadas pelo aracnídeo. Nos primeiros seis meses de 2018, a quantidade de pessoas picadas por escorpiões chegou a 538.
Em todo o ano passado, foram contabilizados no município 1.277 picadas por escorpiões, com o registro de dois óbitos. Até o momento, não há nenhum registro de morte em decorrência de ataque do aracnídeo conforme os órgãos municipais de saúde.
A redução, conforme a secretaria de Saúde, é decorrente de uma intensificação dos trabalhos de combate aos criadouros, por agentes controladores de vetores do município e, principalmente, do trabalho de conscientização desenvolvido por estes profissionais com a população, passando orientações sobre a necessidade de manter moradias, quintais e até mesmo terrenos baldios ou públicos limpos para evitar a proliferação do inseto.