
A Polícia Militar de São Paulo realiza nesta quarta-feira (02), primeiro dia útil de 2019, operação em todo o Estado com a finalidade de reduzir os indicadores criminais, especialmente dos delitos com motivação econômica, como os latrocínios, roubos de carga, roubos de veículos e outras infrações do gênero.
Denominada “Operação São Paulo Mais Seguro”, a ação da PM está sendo realizada em todas as cidades do Estado, apostando na presença ostensiva para melhorar a percepção de segurança das pessoas e inibir a prática de crimes.
A medida também segue diretrizes do novo governo do Estado, que promete intensificar o combate à criminalidade. Uma das principais promessas de campanha do novo governador, João Doria (PSDB), reforçada em seu discurso de posse nesta terça-feira (01), é a de que lugar de bandido é na cadeia.
A Operação, que teve início às 5h, e de acordo com a assessoria de imprensa da PM, emprega 100% do efetivo operacional e administrativo apto e disponível, e faz parte da estratégia de comando que objetiva ampliar a ação de presença, na esteira de outras operações já realizadas com bastante êxito em momentos anteriores.
Com base em estudos e a meta de atender aos anseios da sociedade em relação ao trabalho policial, especialmente no que se refere a ver a polícia nas ruas, foram implantados pontos de referência, com o estacionamento de viaturas e bases móveis, em locais indicados pelo serviço de inteligência como sendo áreas de interesse de segurança pública.
Ainda, buscando a segurança da população que estará retornando ou saindo para as férias, está sendo implementado o reforço do policiamento nos terminais de ônibus rodoviários e aeroportos.
A estratégia envolve, também, a integração com a comunidade nesses pontos, dentro da filosofia de polícia comunitária, com o objetivo de buscar atender aos seus anseios e identificar outros pontos de interesse para ações de segurança. Em Birigui, por exemplo, há PMs distribuídos por avenidas, áreas de grande circulação de pessoas e terminal rodoviário.