Policiais da 4ª Companhia de Polícia Militar de Birigui se reuniram, nesta quinta-feira (1ª), com produtores rurais para apresentar o programa “Vizinhança Solidária Rural”, no município. O encontro ocorreu na Câmara Municipal.
Durante a palestra de apresentação do programa os PMs explicaram que a troca de informações entre as forças de segurança e a população rural é a principal arma contra a violência no campo.
Entre as propostas apresentadas, o uso do aplicativo de mensagens Whatsapp entre produtores e policiais foi uma das alternativas elencadas. A ideia é que os moradores da zona rural possam informar a qualquer hora do dia ou da noite sobre movimentações estranhas e suspeitas percebidas.
Também foi reforçado que na dúvida, eles devem acessar via telefone o número 190, para que viaturas possam ser deslocadas.
Paralelo a essa interação, também proposto um cadastramento das propriedades. As planilhas com as identificações ficarão em poder da PM e servirão para ajudar na localização, caso os policiais tenham de fazer algum tipo de deslocamento.
As propriedades, após o cadastro, irão receber um número, para ser disposto em cima de telhados, barracões, ou até mesmo nos equipamentos agrícolas, para facilitar identificação do local em caso de delito.
O proprietário rural que quiser, também poderá colocar placa de identificação nas porteiras, indicando que o local integra o programa estadual da PM.
As medidas deverão começar a ser implantadas até o final deste mês, tendo início com as visitas de cadastramento.