A quarta-feira (08) foi de muito trabalho para a Polícia Ambiental na região de Araçatuba. Em Guararapes um sitiante foi multado em R$ 65,5 mil, por corte irregular de árvores. Já em Clementina, um morador na área central, que mantinha aves em cativeiro, também recebeu multa de R$ 1,5 mil. As duas situações foram flagrantes.
O caso de Guararapes foi constatado durante patrulhamento de rotina. A grande quantidade de árvores cortadas chamou a atenção dos policiais. Ao realizar a fiscalização foi constatado que houve o corte de 215 árvores nativas das espécies leiteiro, farinha seca, ipê, amendoim e fumo bravo.
O proprietário foi localizado e, informou que não possuía autorização para o corte das árvores, e que realizou a limpeza de um café que estava abandonado.
O homem foi então orientado sobre legislação e autuado. O material lenhoso foi apreendido e depositado no local até a realização do Atendimento Ambiental.
CLEMENTINA
Em Clementina, o flagrante ocorreu na área urbana. Durante patrulhamento os PMs receberam informações de aves em cativeiro. Em vistoria pelo local, foi constatado manutenção de três aves nativas, da espécie coleirinho (sporophila caerlucenses), em gaiolas de arame e madeira, penduradas na área externa da residência, sem autorização do órgão ambiental competente.
Diante dos fatos, medidas administrativas foram adotadas. Foi elaborado Auto de Infração ambiental na modalidade de multa simples e as aves foram soltas em seu hábitat natural por estarem em estado bravio conforme laudo veterinário. (Com informações do site aracatubaemfoco.com.br).