Policiais militares ambientais capturaram um filhote de sucuri em uma obra no Jardim do Lago 2, em Penápolis (SP). O réptil foi reintroduzido ao habitat natural. O caso ocorreu no último dia 9, durante a Operação Impacto.
Uma equipe fazia patrulhamento, quando foi acionada a comparecer no bairro, com a informação que uma cobra tinha caído em um buraco da reforma de um muro. Chegando ao local, os policiais foram recebidos por uma pessoa, que indicou onde estava a sucuri.
Imediatamente, foram feitos os procedimentos de captura do filhote. Em seguida, os policiais o reintroduziram no habitat natural, em uma área de preservação permanente de um afluente do ribeirão Lajeado.
SUCURI
A sucuri é uma das maiores serpentes do mundo, podendo ultrapassar os 6 metros de comprimento e pesar mais de 200 quilos. Elas são animais semiaquáticos que vivem em regiões de lagos, pântanos, rios e brejos da América do Sul.
São carnívoras e não possuem veneno. As sucuris matam as suas presas por constrição, apertando o corpo da vítima para interromper o fluxo sanguíneo e a chegada de oxigénio aos órgãos.
Elas também são conhecidas como anacondas, arigboias, boiaçus, boiçus, boiguaçus, boioçus, boitiapoias, boiuçus, boiunas, sucurijus, sucurijubas, sucuriús, sucurujus, sucurujubas ou viborões.