Após a realização de um chamamento público, a Superintendência Regional de Polícia Federal em São Paulo assinou contrato de aluguel com dois empresários - um de Araçatuba e outro de Birigui - para construção de uma nova sede para instalação da Delegacia de Polícia Federal em Araçatuba.
O novo prédio, que será localizado no prolongamento recém-inaugurado da av. Joaquim Pompeu de Toledo, terá área construída total de aproximadamente 2.500m², além de pátio com área aproximada de 3.000m² para guarda de viaturas e veículos apreendidos. O valor do investimento não foi divulgado. A obra já foi iniciada e a previsão de entrega é estimada para setembro de 2026.
Com as novas instalações, a Polícia Federal continuará prestando serviço aos moradores dos 49 municípios que compõem a circunscrição de atuação da Delegacia de Polícia Federal em Araçatuba, reafirmando a sua Missão de defender a sociedade e a Constituição Federal, enfrentando a criminalidade e preservando o Estado Democrático de Direito.
A construção será realizada na modalidade “built to suit” (BTS), ou “construído sob medida”. Esse tipo de contrato imobiliário de longo prazo estabelece que um investidor (locador) construa ou reforme um imóvel específico para as necessidades do locatário, que se compromete a alugá-lo por um prazo fixo.
As características do imóvel, como projeto, local, materiais e prazos de construção, são previamente definidas entre as partes, e o custo da obra é diluído nos pagamentos de aluguel ao longo do contrato. Dessa forma, o custo para a Polícia Federal até a entrega das chaves é zero.
