Região 018
Anunciante
SAÚDE PÚBLICA PRÉDIO QUE ABRIGARIA UPA VIRA UBS PARA ENFRENTAMENTO DA COVID-19

Unidade está recebendo pacientes de toda a cidade que apresentam sintomas de síndromes cripais

Anunciante

O prédio que seria destinado ao funcionamento da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do bairro Umuarama começou a funcionar, na última semana, como uma UBS (Unidade Básica de Saúde) destinada exclusivamente a pacientes com sintomas de covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus.

A utilização do prédio para essa finalidade foi autorizada pelo Ministério da Saúde. A utilização da unidade como uma “UBS Covid”, como foi denominada pela administração municipal, ocorrerá de forma temporária no atendimento de pessoas com síndrome gripal e que apresentem sintomas leves.

No local estão sendo feitos atendimentos como acolhimento com classificação de risco; consultas médicas; medicação; observação para casos leves; procedimentos de enfermagem e encaminhamento dos casos de maior risco ao Pronto-Socorro Municipal.

A “UBS Covid” também faz coleta de exames para identificar casos de coronavírus por meio de teste rápido e PCR. Os exames são realizados somente em pacientes notificados à Vigilância Epidemiológica, em monitoramento e agendados previamente pelo serviço.

SISTEMA DRIVE-THRU

A unidade também está preparada para coleta para exames em sistema drive-thru, com todo o atendimento feito com o paciente dentro do carro. São examinados os pacientes que já foram notificados com síndrome gripal e têm nome em lista fornecida pela Vigilância Epidemiológica ou tenham em mãos um canhoto referente à notificação, identificando o dia indicado para coleta. No caso do suspeito ser um pedestre, o local terá uma fila separada para o acolhimento, respeitando 2 metros de distância entre as pessoas.

INTEGRAÇÃO DOS SERVIÇOS

Além disso, o equipamento foi preparado para servir como centro de integração da Atenção Básica com as demais UBS e serviços dos outros níveis de atenção à saúde. O atendimento serve para todos os bairros.

Há no local monitoramento e acompanhamento assistencial no domicílio, se necessário, dos pacientes que ficaram em observação no Pronto-Socorro Municipal ou foram avaliados pelo Pronto-Socorro, Santa Casa e os que receberam alta.

O Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 está localizado na rua Joaquim Cândido, 982, bairro Umuarama, e funciona das 7h às 19h, de segunda à sexta-feira. Após o período de enfrentamento da pandemia, passará a funcionar com Unidade Básica de Saúde completa.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.