A prefeita de Lourdes, Gisele Tonchis (DEM), foi eleita presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê para o biênio 2019/2020, em eleição nesta sexta-feira (25), na sede da Aean (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste), em Araçatuba. Ela concorreu com a chapa encabeçada pelo prefeito, Dilador Borges (PSDB).
Gisele recebeu 12 dos 15 votos registrados de forma secreta. O prefeito de Araçatuba, que até então era o presidente do Comitê, recebeu apenas três votos a seu favor.
O Comitê é composto por prefeitos, integrantes da sociedade civil representados por ONGs, associações, clubes de serviços e universidades.
“Em eleição anterior foi feita composição e houve chapa única. Desta vez, não abri mão da minha candidatura. Durante todo o tempo estive confiante no apoio dos meus colegas prefeitos”, afirmou.
A prefeita explicou ao Araçatuba e Região que seu objetivo é montar uma equipe técnica dentro do próprio Comitê que possa ajudar os pequenos municípios, carentes de recursos, a terem seus projetos financiados pelo Fehidro (Fundo Estadual de Recursos Hídricos).
O Comitê da Bacia Hidrográfica do Baixo Tietê recebe anualmente cerca de R$ 12 milhões, que são utilizados para a execução de projetos que garantam a proteção aos recursos naturais renováveis.
Gisele também quer incluir a energia fotovoltaica nos projetos do Comitê, garantindo a produção de energia de maneira sustentável.
O ex-prefeito de Bilac José Roberto Rebelato também foi eleito vice-presidente do Comitê. A data da posse ainda não foi divulgada.