O Hospital Unimed, de Araçatuba, informou no início da tarde desta quarta-feira (03) que o prefeito de Santo Antônio do Aracanguá, Rodrigo Aparecida Santana Rodrigues, de 35 anos, internado na unidade com sintomas de Covid-19, doença decorrente do novo coronavírus, precisou ser intubado e respira de forma mecânica, com ajuda de aparelhos.
Santana foi hospitalizado às 23h15 de terça-feira (02) e, na manhã desta quarta-feira, a assessoria de imprensa da Prefeitura de Aracanguá chegou a emitir nota à imprensa informando que o chefe do Executivo, apesar de internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) após ser submetido a tomografia, estava bem e respirava naturalmente.
No entanto, o quadro clínico de Santana se agravou e a equipe médica optou pela intubação, para ventilação mecânica dos pulmões do paciente. Ainda de acordo com a assessoria da Prefeitura de Aracanguá, o prefeito começou a passar mal na última semana, apresentando dores no corpo. Santana, assim como demais funcionários da Prefeitura, vinha trabalhando com uso de máscara de proteção e fazendo uso de álcool em gel para evitar ser infectado.
O chefe do Executivo, no final de semana, chegou a passar pela Santa Casa de Araçatuba, onde médicos que o atenderam constataram que estava com quadro leve de pneumonia. No entanto, como piorou com o passar dos dias, buscou atendimento em outro hospital. Antes das suspeitas sobre Covid-19, o chefe do executivo chegou a pensar estar com dengue, por conta das dores no corpo. Porém, exames realizados na ocasião deram resultado negativo.
Com a nova internação, Santana foi submetido à coleta de amostras para realização de exame pelo Instituto Adolfo Lutz. A Vigilância Epidemiológica foi comunicada sobre a internação do prefeito.