O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, foi transferido, na madrugada desta quarta-feira (23), para o hospital Sirio Libanes, em São Paulo, após sofrer um acidente durante passeio ciclístico, em Minas Gerais. A informação é que ele deu entrada no hospital paulista por volta das 2h.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Araçatuba, o prefeito sofreu uma queda pouco tempo depois da saída em direção à Aparecida do Norte, em um trajeto que inclui pista íngreme, sem pavimentação, por meio de área montanhosa, conhecido como Caminho da Fé.
Inicialmente, Dilador foi levado para um hospital em Pouso Alegre (MG), onde exames preliminares indicaram lesões nas vértebras C2 e C3, da coluna cervical. Ele irá passar por novos exames em São Paulo.
A informação do acidente foi dada ontem por meio de nota enviada para a imprensa. “Apesar de ferido, Dilador está bem, consciente e acompanhado da esposa Deomerce e amigos, aguardando sua transferência para um hospital de São Paulo. Ainda não se sabe se ele deverá passar por cirurgia”, informou a assessoria.
Embora a assessoria tenha divulgado que “o retorno do prefeito ao cargo está previsto para o dia 28, segunda-feira”, a volta ao trabalho de maneira presencial irá depender do desfecho do atendimento hospitalar especializado.
Dilador se acidentou no terceiro dia do trajeto, logo após a saída do grupo de Borda da Mata, conforme vídeo postado nas redes sociais do prefeito.
Ele também usou suas redes sociais para informar seu estado de saúde. “Amigos, quero compartilhar aqui com vocês que hoje sofri um acidente durante o passeio ciclístico no Caminho da Fé, em Minas Gerais. Apesar de estar fazendo tudo com prudência, é um caminho muito difícil. Neste momento estou internado em um hospital em Pouso Alegre, onde fiz exames de imagens que constataram uma possível fratura nas vértebras C2 e C3. Estou bem e consciente, ao lado da minha esposa Deomerce e de amigos. Compartilho com vocês o vídeo que gravamos da saída, momentos antes do acidente. Apesar do susto, tenho certeza que em breve estarei junto com vocês em Araçatuba, esta cidade que tanto amo. Grato por todas as mensagens de carinho e que Deus abençoe a cada um de vocês.
Um fraterno abraço!”, postou o prefeito de Araçatuba.
SOBRE O CAMINHO DA FÉ
O Caminho de Fé foi inspirado no Caminho de Santiago de Compostela e é indicado para aqueles que buscam um caminho de peregrinação de longa distância e vivenciar uma experiência de caminhar todos os dias.
A trajetória começa em Águas da Prata, Andradas, Serra dos Limas, Crisólia, Ouro Fino, Inconfidentes, Borda da Mata, Tocos do Moji, Estiva, Consolação, Paraisópolis, Canta Galo, Luminosa, Campista, Campos do Jordão, Gomeral, Potim e, finalmente, Aparecida.
Confira as etapas mais usadas para a realização do caminho e as distâncias percorridas em cada um deles:
Águas da Prata ⇒ Andradas (30 km)
Andradas ⇒ Serra dos Limas (16 km) ⇒ Crisólia (20 km)
Crisólia ⇒ Ouro Fino (6 km) ⇒ Inconfidentes (10 km)
Inconfidentes ⇒ Borda da Mata (20 km)
Borda da Mata ⇒ Tocos do Moji (18 km)
Tocos do Moji ⇒ Estiva (22 km)
Estiva ⇒ Consolação (19 km)
Consolação ⇒ Paraisópolis (21 km)
Paraisópolis ⇒ Canta Galo (18 km) ⇒ Luminosa (7 km)
Luminosa ⇒ Campista (21 km)
Campista ⇒ Campos do Jordão (14 km)
Campos do Jordão ⇒ Gomeral (32 km)
Gomeral ⇒ Potim (13,7 km)
Potim ⇒ Aparecida (7,3 km)
Total até Aparecida ⇒ 295 km