Após 16 dias de internação, o prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), e a primeira-dama da cidade, Deomerce Borges Damasceno, receberam alta médica, na manhã desta segunda-feira (07), do Hospital Unimed, onde estavam em tratamento após serem infectados pela Covd-19, doença causada pelo novo coronavírus.
Ainda debilitado, o casal continuará em recuperação na residência onde moram. No caso do chefe do Executivo, ele deve permanecer pelo menos mais uma semana em descanso e tratamento caseiro antes de retomar suas atividades na Prefeitura de Araçatuba.
Dilador, em vídeo gravado na saída do hospital, demonstrou emoção por conta da recuperação e narrou as dificuldades enfrentadas por conta do coronavírus, que afeta com violência os pulmões e provoca sérios problemas no organismo humano.
“Eu passei no fio da navalha”, disse Dilador, que, apesar de ter ficado internado na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) junto com a esposa, não chegou a precisar de intubação nem auxílio de respiração por meio de aparelhos.
Não posso sair daqui sem deixar meu agradecimento ao corpo clínico, em especial aos profissionais da saúde que ficam 24 horas com a gente. Deixam as suas famílias sadias, em casa, e vem para esse turbilhão, entre UTI e enfermaria.
“Quando estamos aqui fora, com saúde, a gente desafia, a gente brinca com todos esses perigos. A gente precisa parar e refletir. O que nós estamos fazendo. Nós estamos expondo só a gente ou expondo as pessoas, que às vezes nem nos conhecem e que colocam as suas vidas em risco para nos salvar.
Dilador pediu que a população faça uma reflexão sobre a gravidade da Covid-19 e a necessidade de cuidados a serem tomados contra a doença. “Eu peço a vocês, meus irmãos, vamos nos cuidar. Somente quem passa por aqui sabe o valor. Vamos respeitar os profissionais de saúde que nos trata de forma humanizada. Quero deixar meu agradecimento a todos os profissionais de saúde. Tive a felicidade de encontrar aqui alguns profissionais da nossa rede municipal, aqui, no seu segundo emprego. Quero agradecer a todos que cuidaram impecavelmente da minha vida e da Deomerce. Vamos em frente. Vamos vencer”.
Além do prefeito e da primeira-dama, os três filhos do casal – Fábio, Luciana e Fabiana – também contraíram a Covid-19. Todos constataram que estavam com a doença após o dia 15 de novembro, data das eleições e dia em que muitas pessoas se reuniram na casa da família de Dilador para apurar o resultado das votações e comemorar a vitória do tucano para o exercício de mais um mandato.
Em sua fala de agradecimento, logo ao deixar o Hospital Unimed em Araçatuba, o chefe do Executivo revelou que sua filha mais nova, Fabiana, que mora na cidade, também chegou a ficar internada na unidade de saúde. Antes disso, ele já havia anunciado que a outra filha, Luciana, também foi hospitalizada em São Paulo, onde mora. As duas já estão recuperadas.