A Prefeitura de Araçatuba contratou o Laboratório São Paulo Análises Clínicas para fazer testes que identifiquem o coronavírus. A contratação foi direta, sem licitação, com base na lei nº 8.666 de 21 de Junho de 1993, que autoriza a dispensa de processo licitatório em casos de emergência ou de calamidade pública.
Com os serviços prestados pelo Laboratório São Paulo, a expectativa é de que os resultados sejam liberados em até seis dias. A intenção é que se tenha maior rapidez na detecção dos casos.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram adquiridos 380 testes PCR pelo valor de R$ 230,00 cada um. Serão priorizados os pacientes que se encontram entre o terceiro ao quinto dia de manifestação dos sintomas, em estado crítico, internados e profissionais da saúde.
A coleta é realizada pelos hospitais da cidade e também por equipes das UBSs (Unidades Básicas de Saúde) capacitadas para fazer a coleta do material. De agora em diante, todos os materiais coletados em casos de suspeita de coronavírus em Araçatuba serão encaminhados ao Laboratório São Paulo. O Instituto Adolfo Lutz receberá, de Araçatuba, apenas materiais relacionados aos casos suspeitos de Influenza.