A Prefeitura de Birigui está sendo acusada de distribuir absorventes com a data de validade vencida nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município. O produto faz parte do kit “De Bem Comigo”, que contém ainda um sabonete íntimo líquido e um folheto explicativo, entregue em uma caixa que foi patrocinada por empresas da cidade.
O kit, alvo da denúncia, foi idealizado pelo prefeito Leandro Maffeis (Republicanos) e organizado e distribuído pela Secretaria Municipal de Assistência Social, que tem a frente a esposa do chefe do Executivo, Silvana Cetano Gomes Leal Milani.
A denúncia sobre a data de validade dos absorventes foi feita pelo vereador Cleverson José de Souza (Tody da Unidiesel), do Avante. Após ter acesso a um dos kits “De Bem Comigo”, na UBS 1, da Vila Bandeirante, ele procurou a delegacia da cidade, onde registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil.
A página Perdigueiro Notícias e o portal de notícias 018 NEWS tiveram acesso as imagens feitas pelo vereador. A reportagem dos dois veículos de comunicação também apurou que pessoas da Secretaria de Assistência Social, tinham noção de que os produtos estavam vencidos e ainda tentaram maquiar tal validade para montar os kits que foram distribuídos nas UBSs.
“Essa prática é extremamente preocupante e inaceitável, pois coloca em risco a saúde e o bem-estar das mulheres que recebem esses kits. A validade dos produtos de higiene é um fator crucial para garantir sua eficácia e segurança”, chama a atenção o vereador.
Para o parlamentar, ao apagar essas informações, a Prefeitura está não apenas desrespeitando os direitos das cidadãs, mas também potencialmente expondo as mulheres a riscos de saúde.
As reportagens do Perdigueiro Notícias e do 018NEWS entraram em contato com o fabricante dos absorventes para obter mais informações sobre os produtos. A empresa Kimberly-Clark, fabricante do absorvente Intimus, se manifestou por meio de nota.
Confira a nota na íntegra:
“Informamos que os produtos Intimus (exceto o absorvente interno) têm prazo de validade de 24 meses após a data de fabricação. Qualquer dúvida, entre em contato com a nossa Central de Relacionamento ao Consumidor no número 0800 709 55 99 ou via WhatsApp (11) 97431-7144, de segunda à sexta das 08h às 20h, exceto em feriados nacionais. Ficamos inteiramente à disposição.
Repudiamos veementemente essa atitude e exigimos providências urgentes”, diz a nota.