Araçatuba
Anunciante
IMUNIZAÇÃO PREFEITURA DIVULGA PLANO PARA VACINAÇÃO DE GRUPOS CONTRA COVID-19

Funcionários da Saúde serão os primeiros a receberem doses da vacina contra o coronavírus

Anunciante

A Prefeitura de Araçatuba divulgou nesta segunda-feira (18), com base em diretrizes do governo estadual, como procederá com a vacinação contra a Covid-19. O município informa que está preparado para a imunização da população local, com unidades de atendimento definidas, equipes capacitadas e insumos suficientes.

A primeira fase da vacinação na cidade iniciará assim que chegarem as doses que começaram a ser distribuídas pelo governo de São Paulo nesta segunda-feira (18). Os primeiros vacinados serão os profissionais que atuam nos segmentos de saúde, especialmente os que estão na linha de frente do tratamento de pacientes infectados pelo novo coronavírus. Na sequência, virão indígenas, quilombolas idosos e deficientes físicos.

No caso dos profissionais de saúde, a intenção da administração municipal é concluir a imunização até o dia 15 de fevereiro e os demais, dessa primeira etapa anunciada, até 28 de março. No entanto, tudo isso dependerá da disponibilização de vacinas aos estados e municípios, sejam elas do Instituto Butantan ou de outro fabricante autorizado.

Para a vacinação nas cidades, o Estado calculou a distribuição de insumos necessários, como seringas e agulhas, com base na população de cada município projetada pelo IBGE. Araçatuba afirma ter recebido 47 mil seringas e 55 mil agulhas para aplicar primeira e segunda doses necessárias para a imunização de cada indivíduo.

Considerando os serviços que serão atendidos na primeira fase de vacinação contra a Covid-19, sendo a prioridade de vacinação o profissional de saúde, devido à facilidade de manejo e organização dos serviços, ficou definido que cada instituição deverá operacionalizar e vacinar seus colaboradores.

O monitoramento da cobertura vacinal será realizado diariamente pela Vigilância Epidemiológica municipal, em conjunto com Atenção Básica, através do Sistema SIPNI, de planilhas e de outro sistema que poderá ser adotado pelo Estado. O monitoramento é de extrema relevância, pois implicará no fornecimento das doses de vacina para o município.

APOIO E SEGURANÇA

Por meio de uma cadeia de frio estruturada, deverá ser mantido rigoroso monitoramento e controle da temperatura das vacinas, desde as plantas produtoras até os pontos de vacinação, visando a preservação adequada e evitando a exposição dos imunobiológicos distribuídos a condições diversas.

Os Serviços de Urgência e Emergência, Pronto-Socorro Municipal e SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) estão preparados para atendimento de quaisquer intercorrências, relacionadas ou não aos efeitos adversos graves que possam ocorrer após aplicação da vacina. Todos os postos de vacinação estarão preparados para acolher as situações adversas de acordo com os protocolos de urgência para primeiro atendimento, avaliação e conduta de cada caso.

QUEM DA SAÚDE

Os profissionais que atuam na área da Saúde que receberão a vacina são os que atuam na Santa Casa de Misericórdia de Araçatuba, Hospital Unimed, Hospital Central, SAMU, Pronto-Socorro, Hospital Ritinha Prates, AME (Ambulatório de Especialidades), CEAPS (Centro de Espacialização em Atenção Psicossocial), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), Ambulatório de Infecção Sexualmente Transmissível, APAE (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), Assistência Especializada e Vigilância Epidemiológica.

Postos Volantes, sistema drive-thru e locais já estão definidos, porém serão colocados em funcionamento conforme a necessidade, considerando que inicialmente os profissionais serão vacinados no local de trabalho.

POSTOS FIXOS

  • Araçatuba Shopping – De Segunda à Sexta-Feira das 10h às 22h, Sábados, Domingos e Feriados das 13h às 18h.
  • Shopping Praça Nova – De Segunda à Sexta-Feira das 10h às 22h, Sábados, Domingos e Feriados 13h às 18h.
  • Posto da Polícia Militar no bairro São José – De Segunda à Sexta-feira das 8h às 17h.
  • Águas Claras - Lar Caminho de Nazaré – De Segunda à Sexta-Feira das 8h às 17h.
  • Jardim Atlântico - CRAS Etemp – De Segunda à Sexta-Feira das 8h às 17h.

DRIVE-THRU

  • Recinto de Exposições – De Segunda à Sexta-Feira das 8h às 19h.
  • Estacionamento do NGA (Núcleo de Gestão Assistencial) – De Segunda à Sexta-Feira das 8h às 19h.
  • Araçatuba Shopping – De Segunda à Sexta das 10h às 22h; Sábados, Domingos e Feriados 10h às 22h.

ZONA RURAL

  • UBS Água Limpa – Das 8h às 14h.
  • UBS Prata – Das 8h às 14h.
  • UBS Taveira – Das 8h às 14h.
  • UBS Jacutinga – Das 8h às 14h.

PRÓXIMOS GRUPOS

  • Idosos de 75 anos ou mais, com previsão de vacinação da primeira dose em 8 de fevereiro e a segunda em 1º de março.
  • Idosos de 70 a 74 anos, previsão de vacinação da primeira dose em 15 de fevereiro e a segunda em 8 de março.
  • Idosos de 65 a 69 anos, previsão de vacinação da primeira dose em 22 de fevereiro e a segunda em 15 de março.
  • Idosos de 60 a 64 anos, previsão de vacinação da primeira dose em 1º de março e a segunda em 22 de março.

Todos os pacientes acamados e devidamente cadastrados em suas respectivas Unidades Básicas de Saúde serão vacinados pelas as Equipes de Estratégias Saúde da Família, em seu domicílio, com agendamento prévio de acordo com o cronograma de ações estratégicas.


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.