Araçatuba está se destacando entre as poucas cidades que não deixaram de imunizar a população com a segunda dose da vacina contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. O problema é enfrentado por diversos municípios que aguardam recebimento de novas doses para dar seguimento à vacinação, enquanto a cidade não deixou de fazer aplicações em nenhum grupo, nem atrasou a data da imunização.
Isso ocorre porque a Secretaria de Saúde fez um planejamento junto com a Vigilância Epidemiológica e Atenção Básica com relação às doses remanescentes, ou seja, se havia mil doses remanescentes, a Secretaria de Saúde vacinava 500 pessoas a fim de garantir a segunda dose para a pessoa que recebeu a primeira.
Segundo a secretária de Saúde, Carmem Guariente, não há falta de vacinas como nos demais municípios. “Muitas cidades optaram por antecipar demasiadamente a vacinação considerando as doses remanescentes, o detalhe é que não deixamos de vacinar ninguém dos grupos prioritários. Fizemos um planejamento estratégico da vacina no departamento de Atenção Básica e no agendamento, que possibilitou toda a organização e assistência de qualidade para a população evitando as aglomerações”, afirma.
Hoje Araçatuba tem quantitativo de 100% de todo o grupo que recebeu a primeira dose. Ou seja, a cobertura para a segunda dose da vacina é integral. A cidade priorizou no início alguns grupos e otimizou o atendimento ao grupo de acamados. Inclusive, esse foi um dos primeiros grupos para o qual houve antecipação da vacinação com a segunda dose, utilizando as doses remanescentes.
A secretaria de Saúde também ampliou a vacinação aos trabalhadores da saúde que, até então, não tinham recebido doses o suficiente. Segundo a diretora da Atenção Básica, Cristiane de Almeida, Araçatuba ainda vai receber mais 700 doses do Governo Estadual para vacinar trabalhadores da Saúde.