O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges (PSDB), entregou nesta segunda-feira (26), à Câmara, pedido de apreciação do projeto de lei que autoriza o município a doar o terreno ao lado do AME Mais (Ambulatório Médico de Especialidades) para o Governo do Estado de São Paulo, para a construção do AME Cirúrgico, já autorizada pelo governador João Doria (PSDB).
A construção da nova unidade de saúde, que deve diminuir consideravelmente a remoção de pacientes para tratamentos de saúde em outras cidades, deverá ser feita em uma área de 2.243 metros quadrados, no bairro Vila Mendonça.
A expectativa é que o AME Cirúrgico atenda a todos os municípios da região e ofereça cerca de 150 cirurgias de baixa complexidade e 300 de média, totalizando 450 procedimentos ao mês. Entre as especialidades oferecidas estão oftalmologia, ginecologia, mastologia, anestesiologia, cardiologia, cirurgia geral e vascular, coloproctologia, gastroenterologia, neurologia, otorrinolaringologia, pneumologia e urologia.
A expectativa é de que a nova unidade de saúde também receba pacientes de toda região para uma média de 3,2 mil consultas mensais.