A Prefeitura de Araçatuba enviou na última sexta-feira (22), ao governo do Estado de São Paulo, proposta de retomada regional das atividades econômicas que estão paralisadas em decorrência da Covid-19, doença transmitida pelo novo coronavírus. O plano foi elaborado com base em sugestões e informações de prefeituras dos 40 municípios que compõem o DRS-2 (Departamento Regional de Saúde) e que somam uma população de 791.256 pessoas.
No estudo, são respeitados os princípios defendidos pelo governo estadual que buscam a preservação da vida como principal objetivo, a volta gradual e responsável à normalidade, decisões baseadas em dados, evidências e Ciência, pactuação com saúde, setor econômico e sociedade e implementação em fases, regionalizada e setorial.
A proposta de retomada da economia nessa região foi baseada em indicadores de saúde, econômicos e perfil social de toda a região. O processo de reabertura gradual das atividades segundo o grau de essencialidade deverá abranger todas as atividades em 42 dias.
O estudo propõe, o mais breve possível, iniciar-se o distanciamento social seletivo, manter grupos de risco e infectados em quarentena domiciliar, adotar uso generalizado de máscaras em ambientes públicos. Os estabelecimentos deverão cumprir protocolos sanitários a serem definidos para cada setor.
Na tarde desta terça-feira (26), o prefeito Dilador Borges participou de uma reunião do Governo do Estado de São Paulo com a comissão municipalista formada por todos os prefeitos dos 16 DRS (Departamentos Regionais de Saúde) do Estado.
Dilador deixou claro que Araçatuba precisa e está pronta para a flexibilização das atividades comerciais. “Esperamos que a partir do dia 1º de junho o comércio possa voltar às suas atividades, sempre seguindo as normas sanitárias de distanciamento e buscando proteger vidas”.