A Prefeitura de Araçatuba deve entregar até o final da primeira quinzena de janeiro, a donos de 101.934 imóveis, os boletos para pagamento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) correspondente ao ano de 2019. No entanto, para quem quiser antecipar, pode quitar o tributo requisitando a emissão das guias de pagamento no Atende Fácil ou pelo site da administração municipal na internet, para aqueles que lá já estão cadastrados.
De acordo com a secretaria da Fazenda, o IPTU de 2019 corresponde a 84.184 imóveis prediais – casas e apartamentos – e outros 17.750 territoriais, que ainda não receberam nenhum tipo de construção, o que resultaria em uma arrecadação de R$ 45.515.359,50. Montante que não deve ser atingido, por conta da inadimplência.
Para os contribuintes que estão com o IPTU em dia, a prefeitura prevê um desconto de 5% no valor do tributo. Além desse abatimento, o contribuinte que optar pelo pagamento em parcela única, até a data do primeiro vencimento, em fevereiro de 2019, terá mais 10% de abatimento. Benefício que também será concedido a quem pagar o valor integral dividido em até três vezes.
Até o dia 30 de novembro deste ano, a prefeitura de Araçatuba arrecadou, somente com o IPTU a quantia de R$ 32.689.499,19. O secretário de fazenda, Josué Cardoso de Lima, destaca que as vantagens oferecidas aos contribuintes são formas de o município tentar ampliar o valor recebido durante o ano, conforme a previsão estimada.
“São três formas de pagamento a saber: à vista até o vencimento, com 10% de desconto. À vista dividido em três parcelas, com 10% de desconto até a data de vencimento. E parcelado por mês, até o vencimento corrente, também com os 10% de desconto”, observa o secretário.