Araçatuba
Anunciante
POLÊMICA PREFEITURAS NEGAM APLICAÇÃO DE VACINA VENCIDA

Araçatuba e Birigui, garantem que todos os lotes recebidos foram imediatamente disponibilizados, dentro da validade

Anunciante

Após levantamento apontar que pelo menos 26 mil pessoas podem ter recebido doses vencidas da vacina AstraZeneca contra a Covid-19, as prefeituras de Araçatuba E Birigui, negam terem aplicado o imunizante fora do prazo de validade.
Por meio de nota, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Araçatuba tranquilizou a população informando que não ministrou doses vencidas. “As pessoas que tomaram vacinas dos referidos lotes podem ficar tranquilas”, diz a nota se referindo aos números dos lotes divulgados em reportagem do jornal Folha de São Paulo desta sexta-feira (02). 
“Araçatuba recebeu o lote 412.0Z001 no dia 25/02/2021 com validade até 29/03/2021, um total de 263 frascos. O consumo deste lote foi finalizado na primeira semana de março.
O segundo lote 412.0Z004 recebido em 26/01/2021 com validade até 13/4/2021, um total de 280 fracos. O consumo deste lote foi finalizado em até 7 dias após o recebimento. 
É importante ressaltar que Araçatuba ao receber as vacinas inicia imediatamente a aplicação das doses e tem a capacidade de vacinar cerca de 2.300 pessoas por dia. Diante disso, não há possibilidade de aplicar vacinas vencidas”, completou a nota de imprensa da Prefeitura de Araçatuba.

BIRIGUI
A Prefeitura de Birigui também negou que tenha aplicado vacina vencida em sua população. Para tranquilizar a população também emitiu nota para a imprensa. “A Secretaria Municipal de Saúde de Birigui informa que o município não recebeu lote vencido da vacina AstraZeneca, como sugere publicação de um veículo de imprensa. Todas as doses já aplicadas nos pontos de vacinação foram administradas antes da data de vencimento. 
A pasta esclarece ainda que as vacinas são rigorosamente controladas quanto ao prazo de validade, temperatura de armazenamento e demais cuidados necessários para aplicação adequada na população. Portanto, o lote mencionado como vencido não foi destinado a Birigui.
A Secretaria de Saúde reforça que nenhuma pessoa foi vacinada com doses fora do prazo de validade recomendado pelo fabricante. As pessoas imunizadas com a vacina da AstraZeneca podem ficar tranquilas, não sendo necessário procurarem os postos de saúde”, afirma a nota distribuída pela assessoria de imprensa na tarde de sexta-feira (02).

DENÚNCIA
A AstraZeneca é a vacina mais usada no Brasil. Ela corresponde a 57% das doses aplicadas neste ano. Para promover a denúncia de utilização do imunizante vencido no país, o jornal Folha de São Paulo afirma que usou dados oficiais do próprio Ministério da Saúde.
 


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.