A Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, notifica a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), a prestar esclarecimentos sobre o crescimento do número de reclamações registradas pelos consumidores nos canais de atendimento da instituição no prazo de 48 horas. A notificação foi feita nesta sexta-feira (22).
De acordo com dados registrados no Procon-SP, os problemas relacionados aos Correios aumentaram 370% no ano de 2018 (2.181 reclamações) em relação a 2017 (464 reclamações), em 2019 já são 181 registros até o momento. O principal problema é quanto a serviço não fornecido (entrega/instalação/não cumprimento da oferta/contrato).
Desta forma a instituição pede esclarecimentos sobre:
- Entrega: se todas as encomendas são passíveis de rastreamento através de seu "número de objeto", inclusive as internacionais, desde a origem até seu destino; quais os critérios utilizados para determinação das "áreas de risco" e como o consumidor é informado se o local de entrega pertence a estas áreas. Há abatimento no valor da postagem em função da impossibilidade de entrega no local desejado e da necessidade de retirada da encomenda nas agências dos Correios; como o consumidor é informado das situações em que há necessidade de retirada da encomenda em uma das agências dos Correios (tentativas de entrega sem sucesso ou áreas de risco); qual o prazo para retirada dos objetos encaminhados às agências, dentre outras.
- Sobre a cobrança do seguro “Valor Declarado”: quais os meios utilizados para divulgação e oferta aos consumidores de seguro sobre as encomendas postadas; se há alguma restrição sobre o tipo de produto a ser segurado (equipamentos, remédios, produtos alimentícios, documentos, cheques, etc.), se passa por vistoria prévia da empresa e, em positivo, relatar o procedimento; se há exigência de documentos que comprovem o valor do produto para fins de seguro e, em caso afirmativo, quais seriam os documentos aceitos, dentre outros.
O Procon-SP também quer saber sobre a empresa ter ou não um plano de ação para tratamento das demandas formalizadas junto a esta fundação, que por vezes, não tem recebido respostas ou, quando há resposta, não há solução efetiva do problema apresentado pelo consumidor.
Região 018
Anunciante
PEDE EXPLICAÇÃO
Procon São Paulo notifica Correios
Fundação quer explicações sobre o aumento das reclamações. Este ano já são 181 registros
Fundação quer explicações sobre o aumento das reclamações. Este ano já são 181 registros
access_time Publicado em 23 Mar 2019
Anunciante