Região 018
Anunciante
PEDE EXPLICAÇÃO Procon São Paulo notifica Correios

Fundação quer explicações sobre o aumento das reclamações. Este ano já são 181 registros

Anunciante

A Fundação Procon-SP, vinculada à Secretaria da Justiça e Cidadania, notifica a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios), a prestar esclarecimentos sobre o crescimento do número de reclamações registradas pelos consumidores nos canais de atendimento da instituição no prazo de 48 horas. A notificação foi feita nesta sexta-feira (22).
De acordo com dados registrados no Procon-SP, os problemas relacionados aos Correios aumentaram 370% no ano de 2018 (2.181 reclamações) em relação a 2017 (464 reclamações), em 2019 já são 181 registros até o momento. O principal problema é quanto a serviço não fornecido (entrega/instalação/não cumprimento da oferta/contrato).
Desta forma a instituição pede esclarecimentos sobre:
- Entrega: se todas as encomendas são passíveis de rastreamento através de seu "número de objeto", inclusive as internacionais, desde a origem até seu destino; quais os critérios utilizados para determinação das "áreas de risco" e como o consumidor é informado se o local de entrega pertence a estas áreas. Há abatimento no valor da postagem em função da impossibilidade de entrega no local desejado e da necessidade de retirada da encomenda nas agências dos Correios; como o consumidor é informado das situações em que há necessidade de retirada da encomenda em uma das agências dos Correios (tentativas de entrega sem sucesso ou áreas de risco); qual o prazo para retirada dos objetos encaminhados às agências, dentre outras.
- Sobre a cobrança do seguro “Valor Declarado”: quais os meios utilizados para divulgação e oferta aos consumidores de seguro sobre as encomendas postadas; se há alguma restrição sobre o tipo de produto a ser segurado (equipamentos, remédios, produtos alimentícios, documentos, cheques, etc.), se passa por vistoria prévia da empresa e, em positivo, relatar o procedimento; se há exigência de documentos que comprovem o valor do produto para fins de seguro e, em caso afirmativo, quais seriam os documentos aceitos, dentre outros.
O Procon-SP também quer saber sobre a empresa ter ou não um plano de ação para tratamento das demandas formalizadas junto a esta fundação, que por vezes, não tem recebido respostas ou, quando há resposta, não há solução efetiva do problema apresentado pelo consumidor. 

 


O 018News não se responsabiliza pelas notícias de terceiros.
Copyright © 2024 018News. Todos os direitos reservados.