Nesta terça-feira (15), é comemorado o “Dia do Professor” no brasil. A data está associada à lei assinada por D Pedro I no mesmo dia em 1827. No entanto, a comemoração começou, após 120 anos, visto que em 1947 se formou a “Comissão Pró-oficialização do Dia do Professor”, transformando o projeto na Lei Estadual nº 174. Deste modo, em comemoração à data, o professor araçatubense Ronaldo José Rosa Júnior, em entrevista para o 018News, revelou os benefícios da profissão.
Ronaldo iniciou no mundo da docência de matemática no ensino médio, em 1982, ainda calouro no curso de Engenharia Civil na UFMS na época estava com 17 anos. Contudo, em 1985 abandonou o curso de engenharia e dedicou sua vida, exclusivamente, às aulas em turmas de ensino médio e pré-vestibulares.
Já no ano de 1988 abriu seu leque de opções e, sem abandonar o ensino médio, iniciou os ensinamentos de Matemática e Raciocínio Lógico em turmas preparatórias para concursos públicos e desde 2013 ministra Matemática Financeira e Estatística no UniSALESIANO-Araçatuba nos cursos de Ciências Contábeis e Administração. “Lá já fui patrono, paraninfo e nome de turma.”
Contudo, o professor araçatubense, voltou para o mundo acadêmico, como aluno, em 2009 aos 45 anos para potencializar os conhecimentos em Matemática e conseguir seu diploma. Após ser diplomado obteve a pós-graduação em Docência do Ensino Superior e o título de Mestre em Educação Matemática em 2018 na Unesp de Presidente Prudente.
Os benefícios
Ronaldo começou no mundo da docência devido ao incentivo de um antigo professor e, segundo ele, os benefícios da profissão são inúmeros pois com a carência de vocações ao magistério, os bons profissionais estão cada vez mais escassos e valorizados.
Além do mais, ainda segundo ele, apesar da sensação ser oposta, ainda há uma parcela bastante significativa da sociedade que valoriza o bom profissional da educação.
Porém, atualmente, o profissional da educação deve estar antenado com as novas tecnologias e metodologias, estar ligado nas mudanças comportamentais das novas gerações e seus anseios. “Mais do que um transmissor de conhecimento, o profissional da educação atual deve ser um catalizador no processo de aprendizagem.”
Relacionado ao comportamento dos docentes, Ronaldo comentou durante a entrevista para a reportagem do 018News que, para ter uma boa relação com os discentes, o professor deverá deixar clara a sua paixão por ensinar e demonstrar que está feliz naquele papel.
Comentou também que, outro aspecto importante, é a compreensão e respeito às individualidades de seus alunos, pois ele deve sentir que, mais que uma educação bancária de transferência de conhecimento, existe também uma parceria verdadeira entre ele e o educador.
Os desafios
Em contrapartida, o maior desafio na vida dos professores, nos dias atuais, devido aos avanços tecnológicos é a 'competição' com as mídias pela atenção e foco de seus alunos.
Para mais, conforme Ronaldo, também é um grande desafio lidar com o fato de que cada vez mais as famílias estão menos comprometidas no processo de ensino/aprendizagem de seus filhos.
Ele acredita que, o exemplo dos familiares ou responsáveis, é de extrema importância e muito mais incentivador que o convencimento do profissional da educação.
O dia do professor
Datas que comemoram determinadas profissões como Biomédico, Jornalista, Publicitário, Médico Veterinário e também o professor, de acordo com o araçatubense, devem se tornar um momento de reflexão.
Ainda de acordo com o araçatubense, a data do professor, em especial, deve ser um momento de análise e também de pensamento sobre a importância da educação para a evolução dos indivíduos e da sociedade.
Hoje, o educador possuí a visão de que maior que a paixão pela matemática é a paixão por seus ensinamentos e os momentos de convívio com os alunos e isso faz com que tenha como sua grande motivação para continuar ensinando. Além do mais, a consciência da importância de seu papel como agente de transformação e de oportunidades para que os jovens possam ter acesso à uma carreira ou a um cargo público, para ele, é gratificante.
Para novos profissionais da docência, independentemente da matéria escolhida para a atuação, Ronaldo falou que, ao ingressar nesse mundo, devem estar de mente e cabeça abertas para novas ideias. “Abstenha-se de preconceitos e preocupe-se muito mais com ser humano que está à sua frente que com o aluno que precisa de resultados.”